Aguarde, carregando...

Prefeito Valdemar Nepomoceno, empresários,investidores e autoridades visitam as obras de instalação do frigorífico em Ananás

O empreendimento atenderá a demanda de abatimento de 50 cabeças por dia, com geração de emprego, renda e desenvolvimento local

Por Redação Correio do Bico

29/11/2023 20:37h

O Prefeito Valdemar Nepomoceno acompanhado de empresários,investidores e autoridades visitou as obras de instação do matadouro em Ananás, onde constatou que a a construção do matadouro é uma realidade que se torna possível por meio de parceria entre o Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Ananás.

Os ananaenses terão a oportunidade de receber alimentação inspecionada com controle de qualidade, com a construção do Matadouro/Frigorífico que atenderá a comunidade tendo como foco a valorização da saúde pública e a oferta de alimento de origem animal totalmente padronizada.

O matadouro/frigorífico está em fase de finalização, sendo construídos em uma área total de 883,60 m², com a proposta de abate de 50 cabeças de gado por dia, podendo se estender para 100 ou mais cabeças, por meio da ampliação da câmara frigorífica.

Geração de emprego e renda

O matadouro que está em construção promoverá o desenvolvimento regional, aproximando o produtor pecuarista da unidade de beneficiamento, gerando emprego e oportunidades, além de garantir uma carne de qualidade, inspecionada que proporcionará a segurança alimentar.

A instalação desse frigorífico também é uma forma de aumentar a segurança do homem do campo, que muitas vezes tem seu gado roubado e levado ao abate nos frigoríficos clandestinos, os quais não possuem o controle de inspeção e não se preocupam com a origem da carne.

A escolha dos municípios beneficiados com o programa, e consequentemente com a construção dos matadouros, obedeceu aos critérios impostos de viabilidade como sanidade, suficiência de rebanhos, demanda de abate condizente com a capacidade dos matadouros, compras institucionais, Compra Direta Local e Programa Nacional de Alimentação em Escolas (PNAE), garantia de comercialização, processo de abate certificado com o Serviço de Inspeção Municipal, dentre outras normas.

Com a construção do matadouro, terá fim o abate feito clandestinamente em condições precárias que oferecem risco à saúde da população, ao meio ambiente, causam maus tratos aos animais e não oferecem nenhum benefício à sociedade.

Benefícios da regularizaçãoPrefeito Valdemar Nepomoceno, empresários,investidores e autoridades visitam as obras de instação do matadouro em Ananás

A instalação desse frigorífico está associada também com a melhoria da saúde pública, uma vez que esta estrutura poderá comercializar uma carne segura e inspecionada, sem oferecer qualquer risco à população. A construção desse abatedouro, além de legalizar o abate, também promove segurança alimentar e melhoria na vida da população e consequentemente melhora a qualidade alimentar.

Desde o processo de construção até a operacionalização dos serviços, a obra oferece emprego à população, gera renda e consumo na região, bem como atrai novas empresas, indústrias; melhora as pastagens e os serviços de extensão rural; gera serviços e venda de insumos; cresce a logística e o aumento da demanda por captação de transporte do gado das fazendas para as indústrias e da carne beneficiada e inspecionada para os mercados e açougues.

Acompanhe como foi a visita no link https://www.youtube.com/watch?v=bvOiBn1bh-E Prefeito Valdemar Nepomoceno, empresários,investidores e autoridades visitam as obras de instação do matadouro em Ananás