Aguarde, carregando...

Xambioá perde seu primeiro Prefeito Sebastião Gomes da Silva

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

22/05/2020 03:00h

O Município de Xambioá perdeu na manhã desta sexta-feira, 22, o seu primeiro Prefeito, Sebastião Gomes da Silva, que chegou à região no início da década de 1950, quando por aqui se encontrava em abundância o valorizado cristal de quartzo. Ao lado do irmão Miguel Gomes empreendeu uma grande história de luta em nosso Município.

Foi escolhido entre os seus pares para ser nomeado pelo Governador de Goiás José Ludovico o nosso primeiro Prefeito.

Sebastião Gomes da Silva tinha 96 anoa de idade, a maioria deles vividos aqui em Xambioá.

A Prefeita Patrícia Evelin emitiu nota de pesar relembrando um pouco essa história.

NOTA DE PESAR: Sebastião Gomes da Silva

A notícia do falecimento de Sebastião Gomes da Silva, nosso primeiro Prefeito de Xambioá, entristece à todos os cidadãos dessa terra, que o teve como desbravador nos longínquos anos dos garimpos de cristal de quartzo.

Sebastião Gomes foi um dos homens que esteve presente na luta pela emancipação do Município, buscou recursos públicos para beneficiar Xambioá e é um dos construtores dessa cidade.

Sebastião Gomes sempre se preocupou com os rumos da cidade, político moderado era daqueles que buscava estar presente nas discussões, sendo sem dúvidas um dos grandes estudiosos do movimento evolutivo do Município.

Gostava de relembrar com muita lucidez, os passos que levaram a cidade a se desenvolver, evidenciando a atuação dos lideres locais no processo de construção da identidade local. Orgulhava-se de ter pesquisado as origens do termo Xambioá, de ter construído da primeira prefeitura da cidade e de buscado recursos para a construção da pista de aviação da cidade, além da construção de salas do Grupo Escolar José Bonifácio, em épocas tão difíceis.

Perdemos um pioneiro que deixou seu legado, sobretudo de amor por nossa cidade, por nossa comunidade que tanto respeitou durante toda sua vida.

Sebastião Gomes acompanhou todas as eleições municipais ocorridas em Xambioá, com muita lucidez, sempre colaborando com pesquisadores de nossa cidade e de todo o mundo todo que com ele conversavam a procura de conhecer a história de nossa cidade.

Lamentamos com profundo pesar seu falecimento.

Rogamos ao Pai Celestial que conforte o coração dos familiares e amigos nesta hora de dor. ¨¨destacou" Patrícia Evelin Prefeita de Xambioá.