string(2624) "Escritor Leomar Alves lançou seu primeiro livro neste sábado em Araguaína - Correio do Bico" Escritor Leomar Alves lançou seu primeiro livro neste sábado em Araguaína - Correio do Bico

Aguarde, carregando...

Escritor Leomar Alves lançou seu primeiro livro neste sábado em Araguaína

Por Luís Poeta

11/10/2021 11:08h

Neste sábado, 09, foi lançado em Araguaína na Associação Atlética do Banco do Brasil, em um vento com diversos escritores, amantes da literatura e apreciadores da poesia o livro De Dizer a Vida”, de Leomar Alves de Sousa.

O livro do gênero poesias, reúne escritos com temáticas diversas, escritas ao longo de muitos anos. Muitas estavam escritas à mão em cadernos amarelados pelo tempo, em papeis avulsos e os mais recentes, em saquinhos de pipocas. Em De dizer a Vida, o leitor irá encontrar poesias que falam de vida (e também de morte), sendo motivado a pensar e repensar sobre que sentidos pode apreender de sua existência, que nem sempre é duradoura como gostaríamos que fosse.

Lia Testa, professora doutora de literatura da UFNT, destaca que: “De dizer a vida, livro de estreia de Leomar, é composto por noventa e sete poemas. Dentre as temáticas exploradas, observamos que o tempo (ou a sua passagem) se apresenta como o fio condutor, estabelecendo, assim, certa unidade temática à obra. Também destacamos a predominância de versos livres e brancos, e um investimento maior na instância fanopaica (acionada por imagens, comparações e metáforas) e no jogo logopeico (construído por ideias e conceitos). Mas, há também poemas com melopeia, a exemplo do poema “IN Parque”; e alguns estruturalmente rimados, como é o caso de “Nortes”.”

Sobre Leomar Alves de Sousa

Leomar Alves tem formação na área de Letras, com mestrando em ensino de língua e literatura pela UFT, e é membro da ACALANTO. Atualmente cursa doutorado na mesma instituição. É professor de língua portuguesa, atuando na Escola Estadual Vila Nova, em Araguaína-TO. Nessa escola coordena o projeto Poetas na Escola, o qual tem como fruto nove edições do livro Poetas na Escola, com poesias escritas pelos alunos do ensino fundamental e EJA.

Escritor Leomar Alves lançou seu primeiro livro neste sábado em Araguaína

Leomar Alves é leitor assíduo e grande incentivador do movimento literário em Araguaína, tendo publicações de suas poesias em diversas coletâneas. De Dizer a Vida é seu primeiro livro de poesias. O autor afirma que “A organização e publicação De Dizer a Vida é a concretização de um velho projeto-sonho há muito idealizado.”