Escritor Leomar Alves lançou seu primeiro livro neste sábado em Araguaína

Neste sábado, 09, foi lançado em Araguaína na Associação Atlética do Banco do Brasil, em um vento com diversos escritores, amantes da literatura e apreciadores da poesia o livro De Dizer a Vida”, de Leomar Alves de Sousa.
O livro do gênero poesias, reúne escritos com temáticas diversas, escritas ao longo de muitos anos. Muitas estavam escritas à mão em cadernos amarelados pelo tempo, em papeis avulsos e os mais recentes, em saquinhos de pipocas. Em De dizer a Vida, o leitor irá encontrar poesias que falam de vida (e também de morte), sendo motivado a pensar e repensar sobre que sentidos pode apreender de sua existência, que nem sempre é duradoura como gostaríamos que fosse.
Lia Testa, professora doutora de literatura da UFNT, destaca que: “De dizer a vida, livro de estreia de Leomar, é composto por noventa e sete poemas. Dentre as temáticas exploradas, observamos que o tempo (ou a sua passagem) se apresenta como o fio condutor, estabelecendo, assim, certa unidade temática à obra. Também destacamos a predominância de versos livres e brancos, e um investimento maior na instância fanopaica (acionada por imagens, comparações e metáforas) e no jogo logopeico (construído por ideias e conceitos). Mas, há também poemas com melopeia, a exemplo do poema “IN Parque”; e alguns estruturalmente rimados, como é o caso de “Nortes”.”
Sobre Leomar Alves de Sousa
Leomar Alves tem formação na área de Letras, com mestrando em ensino de língua e literatura pela UFT, e é membro da ACALANTO. Atualmente cursa doutorado na mesma instituição. É professor de língua portuguesa, atuando na Escola Estadual Vila Nova, em Araguaína-TO. Nessa escola coordena o projeto Poetas na Escola, o qual tem como fruto nove edições do livro Poetas na Escola, com poesias escritas pelos alunos do ensino fundamental e EJA.
Leomar Alves é leitor assíduo e grande incentivador do movimento literário em Araguaína, tendo publicações de suas poesias em diversas coletâneas. De Dizer a Vida é seu primeiro livro de poesias. O autor afirma que “A organização e publicação De Dizer a Vida é a concretização de um velho projeto-sonho há muito idealizado.”