Aguarde, carregando...

Colônias de Pescadores de Tocantinópolis, Barra do Ouro e São Miguel recebem informações sobre o período da Piracema

Técnicos do Natutatins realizam visitas nas Colônias e em reunião com a comunidade pesqueira apresentam as informações sobre o período da Piracema no Tocantins

Por Redação Correio do Bico

14/11/2023 18:13h

Os profissionais do corpo técnico do Naturatins, estão em visita às Colônias de Pescadores do Tocantins, para alertar a comunidade pesqueira sobre a Portaria da Piracema 2023/2024, que institui a proibição durante o período da pesca em todas as suas modalidades, nos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico existente no Tocantins, bem como campeonatos ou torneios de pesca. 

A Portaria permite durante a piracema a pesca amadora esportiva, na modalidade "pesque e solte", com a utilização de anzol sem fisga, desde que o praticante porte carteira de pesca amadora emitida por órgão competente. Permite também a pesca de subsistência, aquela que é praticada por pescador artesanal ou população ribeirinha, com finalidade de consumo doméstico ou escambo sem fins lucrativos, desembarcado ou em barco a remo, utilizando exclusivamente apetrechos do tipo caniço simples, linha de mão e anzol, sendo vedada a comercialização e o transporte do pescado.

Os técnicos do Naturatins realizaram visitas técnicas nesta terça-feira,14, em Colônias de Pescadores do Bico do Papagaio e região Norte do Estado do Tocantins, em uma ação que visa percorrer todas as cidades que exista a atividade pesqueira. A equipe do órgão ambiental percorreu os municípios de Tocantinópolis, Barra do Ouro e Couto Magalhães.Colônias de Pescadores de Tocantinópolis, Barra do Ouro e São Miguel recebem informações sobre o período da Piracema

O Presidente da Colônia de Pescadores de Tocantinópolis, Marcondes Pereira de Sousa Santos, disse ao Portal Correio do Bico que “foi uma reunião muito produtiva com a equipe do Naturatins, com os técnicos que explanaram muito bem sobre a importância da preservação ambiental, nesse período da piracema aqui em Tocantinópolis.”

“Nós que vivemos da pesca, prioritariamente, temos que preservar as espécies para que não falte lá na frente. Esse momento é muito importante para nossa população de pescadores, pois só assim poderemos ter mais peixes no futuro.” Disse o presidente.Colônias de Pescadores de Tocantinópolis, Barra do Ouro e São Miguel recebem informações sobre o período da Piracema

A Presidente da Colônia de Pescadores de Barra do Ouro, Avânia Guimarães, disse “nossa comunidade teve acesso à muitas informações importantes para nós pescadores. O encontro com os técnicos do Naturatins permitiu que muitas dúvidas fossem sanadas, especialmente no que diz respeito a própria piracema, que é tão importante ser respeitada pelos pescadores.”

A visita, que deverá fazer parte da rotina dos técnicos do Naturatins, é muito importante, pois é um reforço à mais para os profissionais pescadores. Só temos a agradecer a parceria com a Fetopesca e com o Naturatins para nos ajudar nesse momento de preservação das espécies dos nossos rios e lagos tocantinenses.” Destacou Avânia Guimarães.

Outras VisitasColônias de Pescadores de Tocantinópolis, Barra do Ouro e São Miguel recebem informações sobre o período da Piracema

A Colônia de Pescadores de São Miguel do Tocantins, foi uma das Colônias que recebeu os profissionais da fiscalização do Naturatins, o encontro com os técnicos aconteceu no dia 03 de Novembro de 2023, onde os técnicos Patrick Dias da Silva e Thamyres Mayara Torres Araújo fizeram uma palestra, expressando sobre a portaria que ocupa o período do Seguro Defeso.

Os técnicos participaram do encontro explicando sobre o que é proibido e permitido dentro do período 2023/2024 e esclarecendo dúvidas dos pescadores profissionais sobre a Portaria regulamentada pelo N°155/2023.

A Presidente da Colônia de Pescadores de São Miguel do Tocantins Thaissa Araújo disse que “Como foi a primeira vez, que eles estão visitando as colônias, do estado, muito interessante, pois não só nós presidentes, mas os pescadores também gostaram da visita deles, pois tiraram dúvidas dos pescadores sobre o período da piracema.

“Falei para eles, que eles deveriam nos visitar antes da proibição, pois é de grande necessidade termos esse apoio nas associações.” Pontuou a presidente.