Morre a escritora, advogada, professora e política Ana Braga
Ana Braga foi a primeira vereadora de Goiânia, a primeira deputada estadual de Goiás e cofundadora da Academia Tocantinense de Letras do Tocantins

Faleceu aos 99 anos de idade a escritora, política e advogada Ana Braga, que contribuiu bastante para a luta emancipatória do Estado do Tocantins, especialmente como parlamentar e defensora dos ideias de desenvolvimento do norte goiano.
Ana Braga foi a primeira vereadora mulher eleita em Goiânia, no anos de 1946, em 1959 foi eleita a primeira Deputada Estadual pelo antigo Norte Goiano e Médio Norte. Auxiliou na luta pela separação do Tocantins de Goiás assumindo com propriedades de conhecimentos o cargo de Coordenadora dos Assuntos Históricos do Tocantins.
A escritora foi ainda uma das idealizadores e co-fundadora da Academia Tocantinense de Letas, foi secretária de Serviço Social de Goiás, deixa como legado nessa época, vários centros comunitários como os da cidade de Porangatu (GO), Itaguatins (TO), Pedo Afonso (TO).
Ana Braga serviu ainda como Procuradora de justiça de Goiás e primeira-dama de Tocantinópolis (TO) e Porangatu (GO). Publicou os livros A Comunicação do Médio Norte Goiano , em 1973, Nelly Alves de Almeida, escritora e amiga-Comentários à obra literária de Juarez Moreira Filho, em 1983 , Nossa Senhora de Natividade, padroeira do Tocantins, em 1994, Dom Alano Maria Du Noday, apóstolo do Tocantins, em 1994, Retalhos, em 2006, Minhas lembranças na expansão da cultura tocantinense.
Ana Braga é membro da cadeira n.º 04 e co-fundadora da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás desde de 1970, tendo sido presidente de 1994 até 2001. Ela participou ainda da fundação da Academia Tocantinense de Letras, além disso é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e da Academia Goiana de Letras. Tudo isso se dá devido sua notoriedade como uma das primeiras mulheres à ingressarem na política de Goiás e sua participação na área da educação e letras, além da sua notoriedade na literatura tocantinense.
O velório será realizado, nesta quarta-feira a partir das 8 horas, na capela imperial do cemitério Jardim das Palmeiras. O sepultamento, por sua vez, será após às 13 horas, no cemitério Santana, no Setor Campinas.