ALERTA: ataque de Cobras preocupa moradores de Ananás

O aumento de ataque de cobras tem causado apreensão e preocupação nos moradores de Ananás. Os ataques acontecem nas ruas, nos quintais e até dentro das residências, porém a maior frequência está ocorrendo na região do balneário Manga.
Nesta época do ano, de forte calor e muita chuva, aumentam os casos envolvendo ataques de animais peçonhentos, principalmente de escorpiões e serpentes. Geralmente, o calor provoca irritação e acaba deixando esses animais agitados, sendo um risco para a população, que devem ficar atentos aos cuidados necessários.
De acordo com relatos de moradores, nos últimos dias, cerca de 8 pessoas foram vítimas de picadas de cobras, recebendo os primeiros socorros no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida em Ananás, sendo transferidos imediatamente para o Hospital de Doenças Tropicais em Araguaína.
O que pode salvar a vida de uma pessoa após ser picada por cobra é identificar o animal para determinar o soro antiofídico adequado para ser aplicado no paciente e fazer outros procedimentos médicos para ajudar no tratamento e recuperação da vítima.
As principais espécies causadoras dos acidentes no município, segundo informações de testemunhas estão a jararaca, jaracuçu e a cascavel.
Para afastar os animais peçonhentos, especialmente as cobras das residências, são necessários alguns cuidados específicos:
· Evitar o acúmulo de telhas, entulhos, folhas secas e lixo doméstico no quintal, que servem de abrigo para o animal;
· Evitar plantas muito altas;
· Manter jardim, grama e folhagens sempre aparadas;
· Usar telas nas portas, ralos do chão, pias ou tanques para diminuir as chances da cobra entrar em casa;
· Fazer a limpeza constante do interior e exterior do domicílio, eliminando do ambiente os restos de alimentos pois atraem ratos, principal alimentos das cobras;