Acelerado crescimento do número de casos da Covid-19 obriga ampliação de leitos na rede estadual de saúde
Governo do Tocantins aumentou o número de leitos de UTI e leitos clínicos exclusivos para Covid-19

O Tocantins segue a tendência nacional de alta nos índices de contaminados da covid-19, o que pode representar um aumento da necessidade de leitos exclusivos. Para sanar essa necessidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) já disponibilizou mais 25 leitos exclusivos para tratamento da doença, sendo cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Gurupi, no Hospital Regional; 15 leitos (cinco UTI e dez clínicos) em Araguaína, no Hospital Dom Orione; e mais cinco leitos clínicos no Hospital Regional de Miracema do Tocantins.
O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, ressalta que gradativamente estão sendo ofertados mais leitos. “na medida em que há a necessidade, a Gestão Estadual está colocando em operação novos leitos. Estamos preparados para uma nova onda, hoje, temos à disposição da população 230 leitos. Destes, 92 UTIs com ocupação de 72% e 138 leitos clínicos com índice de 47% de internados”, e complementa, “no Tocantins, não há fila de espera para este tipo de atendimento, nossa internação geral gira em torno de 57% de ocupação”.
Afonso Piva relata que, por determinação do governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a Secretaria da Saúde está atenta a todas as regiões do Estado, “onde houver a necessidade, vamos abrir novos leitos. Estamos trabalhando em todas as frentes, para que não haja a necessidade de paralisação dos serviços de saúde, principalmente das cirurgias eletivas”.
Dados
Nas últimas 24 horas o número de pacientes infectados com a Covid-19 chegou à 1.705 pessoas, demonstrando que há um aumento de casos diários, com prevalência de casos leves a moderado.