Um olhar que transforma: Tom Lyra ministrará palestra sobre o futuro da óptica no pós-pandemia

“Minha formação em óptica e a luta para conquistar meus objetivos me levaram a lugares que eu jamais imaginaria, mas nunca esqueço de onde vim e respeito muito minhas raízes”. É dessa forma que Tom Lyra enfatiza seu orgulho por ter o Tocantins como seu berço e a ótica como sua base profissional.
Neste próximo dia 05, às 19h, este tocantinense, empresário e titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, irá ministrar uma palestra organizada pela Fundação Internacional de Evolução Profissional (Fiep), com o tema: O passado, o presente, e o futuro da óptica, durante e depois da pandemia.
Durante muitos anos, Tom esteve à frente de importantes empresas multinacionais especializadas em produtos ópticos: GO/Kenerson, CMC, Master Glasses, Rodenstock, Zeiss; e foi responsável pela organização e reestruturação de regiões no mercado brasileiro e latino americano. Atuou, também, na expansão e na implantação de franquias de óticas em todo o território nacional.
Segundo ele, para chegar onde chegou, teve que “comer muito arroz com feijão”. Nascido na pequena Araguacema, de família humilde, aos 14 anos, Tom Lyra foi para São Paulo e encarou todas as dificuldades da cidade grande.
“Lembro, exatamente, do dia em que pisei meus pés naquela Selva de Pedra. Ali, eu já sabia muito bem o que queria. Por isso, nesta palestra, além de detalhar as questões relacionadas ao mercado de óticas e seus desdobramentos no pós-pandemia, irei contar um pouco da minha história, para que os ouvintes possam se inspirar e acreditar que foco e determinação são fortes aliados para o sucesso”, antecipa o empresário.
Sucesso que, aliás, também se mostra presente nos resultados enquanto secretário de Estado. “Quando aceitei o convite do governador Mauro Carlesse para assumir a Indústria e Comércio fui incumbido da missão de dar celeridade aos processos de incentivos fiscais e alavancar o desenvolvimento econômico do Estado. Encarei o desafio e aproveitei a minha experiência na iniciativa privada para dialogar com os empresários e implantar uma política de desburocratização e atração de novas empresas , respeitando as prerrogativas da administração pública. Isso tem dado certo e o Tocantins, hoje, é um dos lugares mais promissores para se investir”, comemora Tom Lyra.
Segundo o organizador da palestra e coordenador da Fiep, Artemir Bezerra, Tom Lyra foi escolhido justamente em função da sua trajetória como empresário e gestor público. “Tenho muito respeito pela história e carreira do Tom. Quando surgiu a idéia do projeto, logo lembramos dele. Certamente, será um sucesso. Acredito que o público terá um novo olhar para o mercado e para vida após a palestra”, pontuou o professor, destacando que toda a renda do valor das inscrições será revestida em cestas básicas para a Apae de Salvador.
“Vivemos dias difíceis. Agradeço o convite e demonstro minha admiração por esta iniciativa de ajudar o próximo. Ter a consciência do todo faz parte do caminho para a vitória”, concluiu Tom.
Projeto
Os in
teressados em assistir à palestra podem fazer a inscrição através do link sacola.pagseguro.uol.com.br/cc61e3fa-5769-4942-8177-a0bc4c139dfb