SETEMBRO AMARELO: Caminhada de Prevenção do Suicídio é realizada em Ananás
Desde 2015 o mês de setembro é marcado pelo alerta a prevenção ao suicídio com a campanha Setembro Amarelo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é um dos principais fatores que levam a pensamentos suicidas. Pesquisas apontam que para cada 10 casos, 9 podem ser evitados.
A Secretaria Municipal da Saúde em parceria com as escolas estaduais realizaram nesta sexta-feira (27), uma caminhada pela prevenção do suicídio em Ananás, buscando conscientizar os moradores sobre a importância de valorizar a vida.
A mobilização aconteceu às 7h45min da manhã, tendo como ponto de partida a Igreja Matriz, percorrendo Avenida Brasil, que é a principal Avenida de Ananás.
Durante o trajeto, profissionais da saúde e da educação abordaram às pessoas enfatizando sobre a importância de falar abertamente sobre o tema com o intuito de evitar esse ato extremo que é o suicídio.
Estiveram presentes, equipe da saúde, professores, estudantes, servidores públicos municipais e estaduais e comunidade em geral.
Para a enfermeira Anne Caroline Alves Leite, a mobilização teve objetivo de alertar a população ananaense para esse problema que é grave e que necessita do apoio de todos para combatê-lo.
“O suicídio é um problema sério e de saúde pública no mundo inteiro e que merece a devida atenção de todos. Para conscientizar e prevenir, é preciso quebrar o tabu e dialogar sobre o assunto nos lares, nas escolas, nas unidades de saúde e em outros espaços, para aliviar a angústia e a tensão das pessoas que pensam em tirar suas vidas. Precisamos falar da vida, mostrar o quanto ela é importante. Dificuldades todos enfrentam, porém desistir da vida não é melhor opção para resolver os problemas. Muitos suicídios são evitados por meio de uma conversa franca e amigável”, ressaltou a enfermeira Anne Caroline, uma das idealizadoras da caminhada.
Para encerrrar as atividades alusivas ao Setembro Amarelo, mês dedicado ao combate do suicídio, será realizada nesta segunda-feira (30), uma palestra educativa com os pais dos alunos do município para que eles observem os sintomas de depressão nos filhos, ajudando assim no combate ao suicídio. A palestra será ministrada pela enfermeira Anne Caroline Alves Leite na Igreja Católica.