string(3997) "Turismólogos do Sebrae visitam município de Colinas do Tocantins, para levantamento de Inventário da Oferta Turística - Correio do Bico" Turismólogos do Sebrae visitam município de Colinas do Tocantins, para levantamento de Inventário da Oferta Turística - Correio do Bico

Aguarde, carregando...

Turismólogos do Sebrae visitam município de Colinas do Tocantins, para levantamento de Inventário da Oferta Turística

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, participa do projeto, por meio da Secretaria de Produção, Desenvolvimento e Meio Ambiente, o pacote foi contratado pela Prefeitura, por meio do programa Cidade empreendedora do Sebrae

Por Luís Poeta

13/01/2022 11:03h

Projeto do SEBRAE/TO envia turismólogos a Colinas do Tocantins, no próximo dia 17 de janeiro para trabalho de desenvolvimento do município. Equipe de pesquisadores da Agência Brasileira de Engenharia Turística (ABET, irão iniciar trabalhos de campo na cidade, com foco no levantamento do Inventário da Oferta Turística, para mapear o que o município tem a oferecer aos visitantes. 

A pesquisa está sendo realizada em duas etapas, sendo a primeira por telefone (já em andamento) e a segunda focada no trabalho presencial, em que os pesquisadores visitarão os estabelecimentos turísticos da cidade. 

Para Dener Fonseca, diretor-executivo da ABET, "um dos pontos mais desafiadores do trabalho está em reviver nos moradores o sentimento de pertencimento. Queremos que eles tenham esse orgulho de suas raízes, que conheçam o que a região tem para se fazer. Acreditamos que cada morador satisfeito vira um embaixador da própria cidade, defendendo-a e cuidando do que ela tem de melhor”.

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, participa do projeto, por meio da Secretaria de Produção, Desenvolvimento e Meio Ambiente, o pacote foi contratado pela Prefeitura, por meio do programa Cidade empreendedora do Sebrae. “Para que o turismo da nossa cidade cresça de maneira sustentável e constante, precisamos desenvolver a infraestrutura turística no município. Em 2022, por exemplo, está prevista a construção do parque turístico com orla e quiosques na Praça dos Trabalhadores, e acredito que isso será muito positivo para moradores, empresários e para a cidade como um todo”, destacou o secretário de Produção, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo de Colinas, Júnior Martins. 

Outro ponto que o secretário considera como fundamental está relacionado ao apoio da comunidade, pois investimentos no turismo geram emprego e renda aos munícipes, então eles serão os maiores beneficiados dos trabalhos que estão acontecendo atualmente no setor. “Com esse projeto, que está sendo feito em conjunto com o Sebrae-TO e a ABET, esperamos construir um plano bem elaborado, que ressalte os pontos fortes da cidade, a fim de atrair mais investimentos. Pela nossa localização privilegiada (estamos entre os rios Tocantins e Araguaia), somos um município polo e podemos ser parceiros de cidades vizinhas, explorando todo o potencial turístico da região”.

Ações envolverão, no total, 41 cidades do Tocantins e serão auxiliadas por suas Secretarias de Turismo municipais e pelo Sistema de Inteligência Turística (SITUR).

Nessa fase, além de Colinas do Tocantins, outras nove cidades também estão sendo contempladas pelo projeto: Araguaína, Araguatins, Filadélfia, Lizarda, Pau Darco, São Bento do Tocantins, Tocantínia, Tocantinópolis e Wanderlândia.

Turismo rural, religioso e de negócios movimenta a região

Cultura rica, gente de bem e turismo rural, religioso e de negócios em ascensão: assim é Colinas do Tocantins. Entre seus atrativos mais conhecidos atualmente estão os Festejos de Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião, além da Feira de Negócios de Colinas e da Feira de Artesanato FECOART, que atraem muitas pessoas anualmente, e, claro, o Rio Pombas e o Córrego Tapuio, refúgio de moradores e visitantes. A exposição agropecuária, as cavalgadas e as atividades de motocross também são bastante procuradas por turistas que buscam a cidade. (Com informações da assessoria de Comunicação da ABET)