Aguarde, carregando...

Tocantins tem 31 mortes por Covid-19 e total de casos chega a 1.382

Boletim da Secretaria Estadual da Saúde confirmou mais quatro mortes. Todas as vítimas eram moradoras de cidades da região norte do Tocantins.

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

17/05/2020 03:00h

Mais quatro mortes e 109 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Tocantins, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado neste domingo (17). Os pacientes que morreram eram moradores de Axixá do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Araguatins e Araguaína, todas as cidades da região norte do estado, onde se concentra o maior número de casos.

Veja mais sobre as mortes abaixo

Com as novas confirmações, o total de diagnósticos no estado chegou a 1.382. Ao todo, 31 pessoas morreram no Tocantins desde o início da pandemia.

Segundo a SES, as pessoas que morreram vítimas do novo coronavírus são:
 

Uma mulher, de 66 anos, moradores de Axixá do Tocantins, hipertensa e diabética. Ela estava internada no Hospital Regional de Araguaína e não resistiu na última sexta-feira (15).

Uma mulher, de 69 anos, moradora de São Miguel do Tocantins, diabética, que morreu neste sábado (16), no Hospital Regional de Augustinópolis.

Um homem, de 82 anos, morador de Araguatins, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e diabético. Morreu no dia 14 de maio, no Hospital Municipal da cidade.

Um homem, de 73 anos, morador de Araguaína, diabético, que morreu no dia 14 de maio no Hospital Dom Orione.
 
Araguaína continua sendo o município com maior quantidade de infectados. Dos novos casos, 47 foram registrados na cidade localizada ao norte do estado, totalizando 576 pessoas com Covid-19.

Palmas teve mais 17 pessoas infectadas e chegou a 263 casos.

Os outros diagnósticos foram em Aguiarnópolis (1), Alvorada (2), Araguaçu (1), Araguaína (47), Araguatins (4), Cariri do Tocantins (2), Darcinópolis (5), Formoso do Araguaia (1), Goiatins (2), Gurupi (2), Itaguatins (10), Miranorte (2), Palmas (17), Palmeiras do Tocantins (2), Paraíso do Tocantins (7), Sampaio (2), São Valério (1) e Tocantinópolis (1).

Do total de infectados, 239 se recuperaram e 1.112 estão em isolamento domiciliar ou hospitalar. Além disso, 96 moradores do Tocantins e de outros estados estão internados em hospitais.
 
Do total de internados, 50 estão em leitos de UTI, sendo 22 em hospitais públicos e 28 nos privados.

Foram diagnosticados pelo Laboratório Central do Tocantins (Lacen) mais oito casos positivos da doença para os estados de Goiás, Pará, Paraná, Bahia e Minas Gerais.

As quatro cidades onde foram confirmadas as mortes estão na lista dos 35 municípios, onde foi decretado o 'lockdown' pelo governo do estado. Pelo texto, ficam proibidas atividades não essenciais pelo período da medida para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Em entrevista à GloboNews neste domingo, o secretário de Saúde do Tocantins, Edgar Tollini, disse que o 'lockdown' pode ser estendido para outras cidades do estado. Tollini comentou ainda sobre a transferência de pacientes com Covid-19 do Pará para UTIs da rede privada de Palmas. Ele afirmou que se surpreendeu com a chegada dos aviões ao estado e que determinou a requisição de leitos da rede privada para "proteger o cidadão tocantinense".
 

Veja os números da Covid-19 no Tocantins
 
 

Araguaína - 576 casos e sete mortes
Palmas - 263 casos e três mortes
Gurupi - 52 casos e uma morte
Cariri do Tocantins - 46 casos
Paraíso do Tocantins - 45 casos e três mortes
Nova Olinda - 41 casos
São Miguel do Tocantins - 30 casos e três mortes
Sítio Novo do Tocantins - 29 casos e uma morte
Araguatins - 29 casos e três mortes
Axixá do Tocantins - 25 casos e duas mortes
Colinas do Tocantins - 21 casos
Guaraí - 14 casos e uma morte
Tocantinópolis - 14 casos e uma morte
Darcinópolis - 14 casos
Itaguatins - 14 casos
Wanderlândia - 12 casos
Praia Norte - 11 casos
Maurilândia do Tocantins - 10 casos
Augustinópolis - 10 casos e duas mortes
Xambioá - nove casos
Couto Magalhães - oito casos
Miranorte - oito casos e uma morte
Porto Nacional - sete casos e uma morte
Goiatins - sete casos
Tabocão - seis casos
Pugmil - cinco casos
Alvorada - cinco casos
Formoso do Araguaia - cinco casos
Aguiarnópolis - cinco casos e uma morte
Ponte Alta do Tocantins - quatro casos
Barrolândia - quatro casos
Dueré - quatro casos
Miracema do Tocantins - quatro casos
Sampaio - quatro casos
São Bento do Tocantins - três casos
Oliveira de Fátima - três casos
Palmeiras do Tocantins - três casos
Abreulândia - dois casos
Esperantina - dois casos
Aliança do Tocantins - dois casos
Figueirópolis - dois casos
Fátima - dois casos
Aurora do Tocantins - dois casos
Pedro Afonso - dois casos
Marianópolis do Tocantins - dois casos
Bandeirantes do Tocantins - dois casos
Ananás - um caso
Buriti do Tocantins - um caso
Caseara - um caso
Dianópolis - um caso
Lizarda - um caso e uma morte
Nova Rosalândia - um caso
Novo Acordo - um caso
Silvanópolis - um caso
Aragominas - um caso
Presidente Kennedy - um caso
Araguaçu - um caso
Santa Fé do Araguaia - um caso
Babaçulândia - um caso
São Valério - um caso
 
Mortes por Covid-19 no Tocantins
 
O Tocantins contabiliza 31 mortes por coronavírus. Os novos casos são uma mulher, de 66 anos, moradora de Axixá do Tocantins; uma mulher de 69 anos, moradora de São Miguel do Tocantins; um homem, de 82 anos, morador de Araguatins e outro homem, de 73 anos, morador de Araguaína.

Neste sábado, foram três mortes. Um deles é um caminhoneiro, de 38 anos, morador de Porto Nacional, que estava internado no Hospital Regional da cidade e não resistiu na sexta-feira (15).

O outro é um homem, de 47 anos, morador de Araguatins. Ele morreu no dia 12 de maio no Hospital Regional de Augustinópolis, norte do estado. E uma mulher, de 57 anos, moradora de Paraíso do Tocantins, com obesidade. A morte foi registrada nesta sexta-feira, no Hospital Geral de Palmas.

Também faz parte das estatísticas uma jovem, de 22 anos, moradora de Araguaína, que morreu na última quinta-feira (14). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, ela era asmática e tinha obesidade.

Dois moradores também de Araguaína morreram no Hospital Dom Orione. Um deles tinha 48 anos e morreu na quarta-feira (13). O outro morreu nesta quinta-feira (15), tinha 64 anos e era portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Sete foram confirmados na quarta-feira (12). Entre as vítimas estão os ex-vereadores Everaldo Torres, de 52 anos, e Almiro Aguiar da Silva, de 59 anos. Uma moradora de Axixá do Tocantins, Francisca Landim Sousa Lira de 43 anos, também morreu e o exame confirmou que foi por Covid-19. Dois idosos de 79 e 83 anos morreram na UTI de um hospital particular de Araguaína.

Um homem de 84 anos que era hipertenso e tabagista também morreu em Araguaína. Já um morador de São Miguel do Tocantins era tratado no Maranhão, mas também não resistiu.

Antônio da Cunha Reis, de 62 anos, que morava em Araguatins e uma mulher de 73 anos, moradora de São Miguel morreram vítimas da doença.
 
Uma idosa de 87 anos também não resistiu e morreu no Hospital Geral de Palmas. Ela era moradora de Guaraí. Moradores de Gurupi e de Paraíso do Tocantins morreram após diagnósticos da doença. Eles tinham 56 e 57 anos e estavam internados em hospitais públicos.

Homens de 83 e 49 anos que tinham hipertensão também morreram. Um morador de Lizarda de 68 anos morreu em Palmas. Ele fazia tratamento oncológico. Já Antônio Bento dos Santos morreu no Hospital Regional de Augustinópolis.

Maria Aparecida da Silva de 62 anos morreu no dia 30 de abril e Cícera Pereira Silva de 78 anos, que morava em Sítio Novo do Tocantins, morreu no dia 29 do mesmo mês após ter o diagnóstico da doença.

Já o caminhoneiro Valdir Conceição Teles de 52 anos morreu ao dar entrada no Hospital Geral de Palmas. O empresário Erlim de Andrade, de 68 anos, morador de Paraíso do Tocantins, não resistiu e morreu enquanto fazia tratamento em Goiânia. A servidora da saúde de Palmas, Romana Sousa Chaves de 47 anos morreu em 14 de abril em um hospital particular. (G1)