Aguarde, carregando...

Tocantins deve começar a emitir novo modelo de RG a partir de dezembro

Por causa do grande fluxo de pessoas que precisam dos serviços, o Instituto de Identificação vai fazer atendimento somente com agendamento a partir de 13 de novembro.

Por Redação Correio do Bico

08/11/2023 09:04h

O governo federal deu o prazo até 6 de dezembro para que todos os estados da federação comecem a emitir o novo modelo de RG. De acordo com o governo do Estado, esse prazo será cumprido e a partir de dezembro o documento terá a nova formatação.

A diretora do Instituto de Identificação no Tocantins, Elaine Monteiro, informou que as equipes estão empenhadas para o cumprimento do prazo, que já foi prorrogado outras duas vezes. “Temos uma equipe de TI que está trabalhando om afinco nas aplicações que vão fazer a comunicação com a base da Receita Federal, visto que o CPF é o número que vai ser o principal da carteira de identidade. Então nós estamos com boas expectativas de implantar o RG único este ano”, afirmou a diretora.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a nova carteira terá um QR Code, para verificação de autenticidade do documento e ter informações sobre furtos ou extravios com qualquer smartphone.

“Isso evita muito as fraudes que podem acontecer, porque atualmente o cidadão pode ter 27 carteiras de identidade no Brasil legalmente. É um documento muito mais seguro, a cédula vai ser um novo formato, com novos símbolos, e vai se tornar entre as carteiras de identidade mais seguras do mundo”, explicou a diretora do Instituto. 

Agendamento
 
Por causa do grande fluxo de pessoas que precisam dos serviços, o Instituto de Identificação vai fazer atendimento somente com agendamento, a partir de 13 de novembro. Isso porque a procura pela atualização do documento tem gerado grande movimento nos postos.

Queremos iniciar o agendamento na semana que vem para que os requerentes possam ir se familiarizando com esse novo topo de atendimento. É pensando numa melhor qualidade de atendimento que a gente vai fazer essa implantação porque vai evitar as filas, o tumulto ali, e a pessoa vai poder marcar o dia e hora e vai ser atendido neste exato momento”, afirmou Elaine Monteiro.