TOCANTINÓPOLIS: CONSEG E 5ª CIPM DÃO INÍCIO A INSTALAÇÃO DO VIDEO MONITORAMENTO NA CIDADE.

O Conselho Comunitário de Segurança Pública – CONSEG – de Tocantinópolis, juntamente com a 5ª CIPM, e demais parceiros do projeto reuniu-se nesta terca-feira (12) na sede da 5ª CIPM, para o início da instalação do sistema Vídeo Monitoramento da cidade.
A reunião contou com várias autoridades parceiras: o Comandante da 5ª CIPM, Ten Cel Reis, o Prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Joelson Farias e a Presidente do CONSEG Maria Vani Brito Soares Nogueira, entre outras autoridades militares e técnicos.
Os recursos para implementação do projeto são resultados de doações da sociedade em geral, comerciantes, e a maior contrapartida do Poder Judiciário local e do Ministério Público, com recursos provenientes de audiências e transações penais, sendo oriundos de audiências e transações penais.
O valor inicial da primeira etapa do Projeto, que conta com 16 câmeras e sala de Monitoramento, custou cerca de 63.000 mil reais, destes, 36 mil reais foram provenientes do Judiciário, e o restante foi por meio de doações de comerciantes, e outros membros da comunidade.
Durante a reunião ficou estabelecido um Termo de Cooperação com a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio do Prefeito Paulo Gomes, que entra com a contrapartida de fornecimento do técnico para manutenção do sistema. O sistema de monitoramento conta câmeras de última geração, Speed Dome e OCR leitora de placas, em vários pontos estratégicos da cidade.
O vídeo monitoramento é a atividade desenvolvida por um conjunto de equipamentos que captam imagens e a transmitem em tempo real para uma central de monitoramento para serem gerenciadas. Permite a vigilância eletrônica de vários locais ao mesmo tempo com um número reduzidos de operadores.
De acordo com o Comandante da 5ª CIPM, a previsão é que no início de dezembro o projeto seja concluído e entregue a comunidade.
(ASCOM - 5ª CIPM.)