Aguarde, carregando...

Saúde divulga balanço positivo de ações do Programa Diversidade na Saúde durante o ano de 2021

Foram feitas 1.036 abordagens aos trabalhadores da SES-TO

Por Luís Poeta

15/02/2022 12:56h

Na última sexta-feira, 11, a equipe da Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMART) e a Coordenação do Programa Diversidade na Saúde (PDS), realizou reunião quando foi feito um balanço das ações desenvolvidas pelo Programa durante o ano de 2021.

A portaria nº 298/2021/SES/GASEC, de 18 de maio de 2021, possibilitou a desconstrução de comportamentos e falas preconceituosas nas relações de trabalho no âmbito da saúde pública do Estado do Tocantins. Após a publicação da Portaria, a equipe da SES-TO vem desenvolvendo ações de valorização e cuidados com os seus trabalhadores, sendo o PDS o meio de conscientização para o respeito nos espaços de trabalho.

O coordenador do Programa Diversidade na Saúde, Francisco de Assis Neves Neto, afirma que “enquanto não se falar da diversidade e das possibilidades de existir na sociedade, podemos de alguma forma reproduzir comportamentos preconceituosos no espaço de trabalho”.

Ainda segundo o coordenador, trazer o tema de diversidade para as relações de trabalho é possibilitar a desconstrução de saberes ao longo da vida, e ofertar conhecimento, crescimento e respeito no ambiente de trabalho.

Balanço realizado

No período de 23 de agosto a 23 de dezembro, a equipe do PDS realizou várias ações nas unidades administradas pela SES-TO, quando foi apresentado para conhecimentos dos trabalhadores da saúde o Programa Diversidade na Saúde. Foram feitas várias abordagens com um número de 714 trabalhadores em mais de 17 setores, como centro cirúrgico, emergência, ambulatórios, faturamentos, UTI-Pediátrica, UTI- Adulto, UTI-Cardiológica, higienização, ala infantil, portaria e outros.

Nome social

O Governo do Tocantins já reconhece a importância do nome social para seus servidores, e no Decreto nº 6.191, de 1º de dezembro de 2020, dispõe sobre a adoção e reconhecimento do nome social de pessoas trans - travestis, transexuais e transgêneras– no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Tocantins. Sobre esta foi realizada no período também ações envolvendo 322 trabalhadores do Hospital Maternidade Dona Regina. Totalizando nas duas unidades 1.036 trabalhadores envolvidos pelo projeto.