Aguarde, carregando...

Professor recebe reconhecimento por contribuição à cultura de Araguaína e no norte do Tocantins

Régis Carvalho é um dos entusiastas da construção do Museu de Araguaína e pela instituição tem levantado uma luta em defesa da história local.

Por Redação Correio do Bico

22/12/2023 21:40h

O Professor Regis Carvalho, presidente da Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMAR), vem ganhando notoriedade pela sua significativa contribuição ao cenário cultural da cidade e em todo norte do Estado. Seu comprometimento com a preservação do patrimônio e a promoção da cultura tem sido evidente em diversas realizações que marcam seu percurso neste ano.

Recentemente, a AAMAR, sob sua liderança, conquistou a certificação como Ponto de Memória nacional, um marco importante para a preservação da história, memórias e da identidade de Araguaína. Além disso, Carvalho foi o responsável pela coordenação do I Fórum Museu de Araguaína, um evento de destaque que mobilizou debates cruciais sobre a implantação de um museu na região, consolidando-se como um dos maiores encontros culturais do município.

O reconhecimento de seu trabalho não se limita ao âmbito local. Sua nomeação para o Conselho Consultivo de Patrimônio Museológico do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) é um testemunho da sua expertise e engajamento no cenário nacional da preservação cultural.

Em um feito memorável, o Professor Regis Carvalho foi um dos 10 premiados do estado pelo Mérito Cultural do Tocantins, pela Lei Paulo Gustavo, honraria concedida a personalidades que se destacaram na promoção e preservação da cultura.

"É uma grande honra receber este reconhecimento, mas o mérito é de toda a equipe e parceiros que trabalham incansavelmente pela preservação e promoção da cultura em nossa cidade. Acredito no poder transformador da educação e cultura e continuarei empenhado nessa missão", declarou o professor em agradecimento ao prêmio. Disse o professor. OProfessor recebe reconhecimento por contribuição à cultura de Araguaína e no norte do Tocantins

A Presidenta do Instituto Brasileiro de Museus Fernanda Castro,  destacou "Régis é um lutador da Cultura. O conheci enquanto cumpria uma jornada em Brasília, em prol da criação de um museu para Araguaína. Unindo cultura e educação, em um trabalho que é feito cotidianamente junto ao povo que é público alvo do futuro museu, Régis é liderança em um movimento que é coletivo. Integra agora o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico e será um importante aliado para a construção de um sistema de museus, parceiro do Ibram, no Tocantins."

Professor recebe reconhecimento por contribuição à cultura de Araguaína e no norte do Tocantins

“A sintonia e sensibilidade do Professor Régis pela cultura e pelas artes são incríveis. Acredito que Araguaína tem sua grande oportunidade de realizar seu grande sonho que é ter um palco do seu patrimônio e das suas artes. Vamos juntos na luta pela implantação do Museu de Araguaína.” Pontua Iguatemy Lopes,  um dos mais importantes artistas plásticos de Araguaína. 

O Professor Regis Carvalho deixa sua marca no campo da gestão e produção cultural, mostrando-se um protagonista fundamental na preservação do patrimônio e no fomento da cultura em Araguaína.

“Tivemos muitos avanços em 2023, mas 2024 queremos avançar ainda mais. Realizaremos o II Fórum Museu de Araguaína nos dias 07, 08 e 09 de novembro, daremos início a construção do prédio que abrigará o tão sonhado Museu e realizaremos mais de 10 projetos culturais e de pesquisas que serão fomentados pela capitação de quase 1 milhão de reais pelas leis de incentivos vigentes no país hoje.” Afirma o Professor Régis Carvalho.