Prefeitura de Araguaína diz que vai priorizar cremação em caso de morte por Covid-19
Cemitérios de Araguaína estão lotados — Foto: Divulgação/Prefeitura de Araguaína

Nos casos de morte por coronvaírus em Araguaína, no norte do Tocantins, a prefeitura afirmou que vai seguir as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para dar prioridade à cremação em vez de enterro. A cidade teve a primeira morte por Covid-19 confirmada neste domingo (26).
O paciente que morreu na cidade é um caminhoneiro que estava internado na cidade. Apesar de a morte ter ocorrido no Tocantins, o caso não entrou nas estatísticas locais porque o homem era de Dourados (MS). Ainda não há informação oficial sobre o que será feito com o corpo.
Segundo a Prefeitura de Araguaína, nos casos em que a família for carente a cremação será custeada pelo município. Para isso será feita uma avaliação e comprovação de que a família se encaixa nos critérios para receber o benefício.
“Já as famílias que não se encaixam nos critérios de vulnerabilidade deverão arcar com as despesas do procedimento de cremação”, disse o município em nota.
Falta de cemitérios
Em 2019, a Prefeitura de Araguaína chegou a anunciar que passaria a oferecer cremação gratuita para os moradores, pois os dois cemitérios públicos estariam lotados. Outros cemitérios que ficam no município teriam sido feitos em áreas irregulares e dependem de regularização. (G1)