Estudante de Arapoema conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
O adolescente Daniel Guto Pereira Amorim, de 15 anos, conquistou medalha de ouro no nível 3 da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens. Essa Olimpíada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase, cuja prova é aplicada em quatro níveis.
As medalhas de ouro são concedidas aos estudantes que conquistam nota acima de 8,80 na prova da OBA.
Ele é estudante do 9º ano da Escola Estadual Antônio Delfino Guimarães, de Arapoema, Norte do Estado.
Para o professor Thiago Amâncio, que ministra a disciplina de geografia na Escola Estadual Antônio Delfino Guimarães, Daniel Guto é um estudante dedicado e comprometido, por isso conquistou a medalha de ouro da OBA.
Daniel conta que estudar o espaço é um hobby. “Não sei dizer quando nasceu meu interesse, mas sempre gostei das disciplinas que envolvem essa área. Tenho o hábito de assistir a filmes e vídeos sobre o assunto”.
Nesta terça-feira, 09, o discente completa 15 anos de vida, e conta que está definindo o que deseja para o seu futuro. “Não sei ao certo em que quero me formar, por enquanto estou dividido entre Engenharia Civil e Educação Física e todo dia eu tiro pelo menos duas horas para estudar”.
Essa é a terceira vez que Daniel participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). “Nas edições anteriores, não fui tão bem, mas agora com a pandemia acabei me dedicando mais, assistindo a mais vídeos e filmes e consegui esse resultado. Fiquei muito feliz com essa conquista”.
O professor Thiago Amâncio também comemorou a conquista. “Com certeza, o mérito é do Daniel, mas eu fico muito feliz por ver a dedicação dele, a busca dele por assistir aos vídeos que foram indicados. As conquistas dos nossos alunos são nossas conquistas, nos fortalecem na realização do nosso trabalho”.
Sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira.
A OBA é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens. Essa Olimpíada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase, cuja prova é aplicada em quatro níveis. (Com informações da SEDUC-TO).