Prefeitura de Ananas entra na justiça para tentar provar que município tem mais habitantes do que diz o IBGE

O Procurador Geral da Prefeitura Municipal de Ananás, Taciano Campos, realizou uma ação declaratória, apresentando documentos emitidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Sistema Único de Saúde (SUS) e outros órgãos com o intuito de comprovar o contigente populacional de Ananás é maior do que consta nos dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) o qual afirma que a cidade de Ananás possui apenas 9.607 habitantes, impedindo assim, maiores repasses do Governo Federal para o município.
O documento está ajuizado na Justiça Federal em Brasília (DF), de onde o município aguarda os próximos andamentos do processo.
Segundo informações da Prefeitura de Ananás a ação declaratória é uma forma de buscar o enquadramento de Ananás no Fundo Participação dos Municípios na modalidade 0,8 e com isso prover receitas maiores aos cofres públicos municipais com a finalidade de serem aplicados em obras, projetos e ações para a população ananaense.
Vale mencionar que atualmente a cidade de Ananás se enquadra na categoria 0,6. Os gestores acreditam que por meio desta ação, os dados do IBGE sejam revistos e que até um novo censo democrático possa ser feito, possibilitando assim que o município se enquadre na modalidade 0,8 (Com informações do Portal Araguaia).