Aguarde, carregando...

Porto Nacional irá realizar 39ª Semana da Cultura e 3ª Flip totalmente digital

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

08/07/2020 03:00h

A Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) de Porto Nacional, realizará a 39ª edição da Semana da Cultura e a 3ª Flip - Feira Literária Portuense, todos os eventos serão 100% digitais e transmitidos através da página http://verao.portonacional.to.gov.br/ .O Município sai na frente, em todo o Tocantins, na realização desses eventos.

A Flip, totalmente online, também será a primeira da Região Norte do Brasil

A Semana da Cultura e a Flip acontecerão nos dias 09, 10, 11, 12 e 13 de julho, dentro da programação do Projeto Porto Verão 2020. O encerramento das atividades literárias, no dia 13, contemplará o aniversário de 282 anos de história e 159 de emancipação política do Município.

A Secult junto com a Secretaria Municipal da Comunicação (Secom) e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação serão responsáveis por todos os conteúdos online e pelas transmissões em tempo real.

Semana da Cultura e Flip 100% digital

A 39ª Semana da Cultura e a 3ª Flip reunirão diversos produtores culturais, escritores, academias de letras, artistas, professores, editoras, livrarias, instituições públicas e privadas.

O Patrono Nacional será o poeta Carlos Drumond de Andrade; como Patrono Regional, o médico e poeta portuense Célio Pedreira; no Café Literário o homenageado da vez será o artista Moraes Moreira; no Palco Principal, o músico Antista do Acordeon; no Espaço Livros e Leituras, o jornalista e escritor Tião Pinheiro; e no Espaço Alaporto, o romancista Juarez Moreira Filho.

As apresentações serão em formato de ‘live’ e/ou em vídeos gravados, com 10 minutos de produções individuais e os coletivos, com até 30 minutos de duração, dependendo do número de participantes. A exibição de livros, palestras, musicais, artes cênicas e visuais, dentre outras, poderão ser inéditas ou não.

A Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult), idealizadora e organizadora dos eventos, trará aos espectadores todos os elementos componentes das culturas tocantinense e brasileira.

O Secretário de Cultura de Porto Nacional Arnaldo Pereira Logrado disse “assim que iniciamos a gestão em Porto Nacional já tínhamos o planejamento de fazermos a Feira Literária Portuense e de certa forma reestruturarmos a Semana da Cultura que se encontrava adormecida e nós reestruturamos a semana da cultura e implantamos a Feira Literária Portuense, e, nesse ano na sua 3ª Edição na impossibilidades de realização de eventos de modo presencial, foi necessário a criação do Programa Porto Verão 100% Digital com a realização da 3ª Feira Literária e 39ª Feira da Cultura Portuense para que possamos dar oportunidade para escritores tocantinenses, do Brasil e do Mundo, por meio de um modelo novo para que a cultura alcance a todos.”