Aguarde, carregando...

Potó pode causar queimaduras de até 2º grau, alertam especialistas

Inseto aumenta reprodução no período mais quente do ano, quando acidentes ficam mais frequentes. Especialistas dão dicas para evitar queimaduras e como fazer o tratamento. Veja como se prevenir

Por Luís Poeta

26/07/2023 16:08h

Quem mora na região norte e nordeste certamente já ouviu falar do potó. O inseto de cor vermelha e preta é bem pequeno, mas bastante temido porque pode causar queimaduras graves ao entrar em contato com a pele. A presença do bicho se torna mais visível no período mais quente do ano.

Os acidentes também são mais frequentes, conforme explica o coordenador da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) de Palmas, Auriman Cavalcante Rodrigues.
Quando começa a esquentar, especialmente no norte e nordeste que são regiões mais quentes, é o período em que eles se reproduzem, aparecem mais e podem causar acidentes.”

A aposentada Venecy Pereira Prado nunca foi queimada pelo potó. Os cuidados que ela toma em casa ajudam a evitar a presença do inseto.

O que a gente tem que fazer é manter a janela fechada à noite, principalmente. Deu quatro horas [da tarde] já evita a janela aberta. É o horário que ele vem para dentro pegar a umidade da casa da gente. Sacudir os lençóis antes de dormi também”, comentou a aposentada Venecy Pereira Prado.

Ela está fazendo o que é indicado por especialistas, pois geralmente as queimaduras ocorrem á noite.

“Ele vai procurar especialmente as partes expostas. O principal problema está em você esmagar. Ele libera toxinas que podem causar queimaduras de 1º e 2º grau. Então, é bastante cuidado e atenção”, explicou Auriman.

Quanto à prevenção o recado está dado, mas e depois da queimadura? A pele fica vermelha e geralmente aparecem algumas bolhas e feridas. Aí é preciso alguns cuidados para não piorar ainda mais.

O risco de você passar qualquer produto é agravar o processo inflamatório e causar até infecções na pele. O ideal é procurar ajuda médica porque se tratando de uma queimadura pode ter infecção local. O principal é lavar com água e sabão, manter a lesão limpa e se estiver secretando com bolha procurar ajuda médica”, disse a dermatologista Luciane Prado.

Também é recomendado evitar sol na área afetada para não ficar com manchas.

“Não pegar sol porque vai cicatrizar como toda ferida. Vai ficar 24 horas doendo, depois forma uma casquinha, aí vai coçar porque a casquinha vai soltar. Neste momento não pode tomar sol para não pigmentar”, explicou a médica.