Por meio de nota de Moção de Apoio e Reconhecimento, entidades manifestam respeito aos Comandantes-Gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Tocantins
Associações Militares do Tocantins valorizam a gestão de segurança pública que resulta na queda da criminalidade no Estado.

As Associações Militares do Estado do Tocantins, que representam os policiais e bombeiros militares em atividade, na reserva e reformados, emitiram uma moção de apoio e reconhecimento ao Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Coronel Márcio Antôno Barbosa de Mendonça, e ao Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), Coronel Peterson Queiroz de Ornelas, além de seus respectivos Chefes do Estado Maior: Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza e Coronel Cléber José Borges Sobrinho.
Durante suas gestões, os Comandantes-Gerais demonstraram notável comprometimento e dedicação ao serviço público, o que se reflete em índices de criminalidade em queda no estado. Segundo dados recentes, o Tocantins registrou uma redução de 8,5% nos homicídios no ano-base 2022/2023. O Atlas da Violência 2025 aponta uma redução ainda mais acentuada, com uma diminuição de 30,3% na taxa de homicídios entre 2018 e 2023.
Atualmente, o Tocantins é considerado um dos estados mais seguros do Brasil, ocupando uma posição de destaque entre os 10 estados que mais tiveram redução na violência.
Esses avanços são atribuídos a uma gestão que prioriza a legalidade, moralidade e eficiência, juntamente com a implementação de modernizações nas corporações e a valorização da tropa. Essas ações garantem melhores condições de trabalho para os profissionais, refletindo positivamente na prestação de serviços à população tocantinense.
Diante desse cenário, as Associações Militares reafirmam seu apoio e respeito aos Comandantes-Gerais e aos Chefes do Estado Maior, ao mesmo tempo em que expressam o desejo de que a normalidade administrativa seja mantida. Esse apoio é vital para assegurar a continuidade do trabalho que mantém o Tocantins entre os estados mais seguros do país.
A moção foi subscrita por diversas lideranças, entre elas:
- Douglas Mendes – Presidente da ASPRA-TO – Gurupi
- Regis Guedes – Presidente da APRA – Palmas
- Elton Negreiros - Presidente da APA – Araguaína
- João Victor Moreira - Presidente da UNIMIL-TO - Palmas
- Josivan – Presidente da ACS do 5º BPM – Porto Nacional
- Uander de Souza Amaral - Presidente da ASMIPAR - Paraíso
- Edmilson Pinto Ferreira - Presidente da ASMIRD - Dianópolis
- Robson José Matos da Costa - Presidente da ACS Colinas-TO – Colinas
- José Alan de Oliveira Castro - Presidente da ASSPMETO - Palmas
- Rubsom Alves de Araújo – Presidente da ASPRA BICO - Araguatins
- João Leyde de Souza Nascimento - Presidente da AOMETO - Palmas
- Everton Cardoso Dias Soares - Presidente da FASPRA-TO - Palmas
- Adão Sousa – Presidente da ASMIR – Palmas