Aguarde, carregando...

Polícia Civil de Ananás recupera celular roubado e adverte: quem compra celular roubado pode ir pra cadeia se dono fizer BO registrando IMEI

Por Luís Poeta

06/06/2019 03:00h

Nesta quarta-feira (06), a polícia civil de Ananás recuperou o celular roubado (Motorola G 6 play)  de Maria Vitória Borges Brasil.

Na noite do dia 11 de abril de 2019, a jovem foi abordada na porta de sua residência por dois criminosos que estavam armados e em cima de uma moto.

Ação criminosa foi rápida, mas levou tempo suficiente para causar trauma na jovem, que teve uma arma de fogo apontada para sua cabeça, enquanto o assalto era realizado.

Na época, a vítima registrou um boletim de ocorrência (BO) na Delegacia de Ananás e foi orientada pelos policiais para não bloquear o smartphone com o objetivo de rastrear o seu paradeiro e recuperar o aparelho telefônico para a garota.

A polícia civil informou ao Portal Correio do Bico que hoje em dia é fácil localizar um aparelho telefônico roubado. Com o IMEI e aplicativos é possível rastrear e recuperar o celular para a vítima.

“Atualmente temos um sistema que rastreia o telefone, produto de crime. Para isso a pessoa tem que registrar o BO e apresentar o IMEI do aparelho”, explicou o policial. 

A Polícia orienta os donos de celulares que obtenham e salvem o IMEI de seus aparelhos, pois o código funciona como se fosse um documento de identidade do aparelho. Para descobrir o IMEI basta olhar a caixa do aparelho, uma etiqueta, na bateria ou digitar no celular o código *#06# e logo aparece o número com a identificação internacional de equipamento móvel. A consulta do IMEI dos aparelhos celulares passou a fazer parte da rotina de abordagem dos agentes de segurança e deve ser intensificada em razão do aumento de roubo e furto de aparelhos celulares em Ananás.

As operadoras telefônicas têm um banco de dados compartilhado e sabem exatamente onde está cada aparelho nesse exato momento. A polícia usa esse e outros dados para rastrear celulares roubados. 

O smartphone de Maria Vitória foi localizado na cidade de Riachinho pelos policiais. Um cidadão (que não teve seu nome revelado) havia comprado o celular por um preço bem acessível, muito abaixo do preço de mercado.

O cidadão de Riachinho, em seu depoimento, disse à polícia de Ananás, nesta quarta-feira (05) que não sabia que o aparelho telefônico era roubado, porém desconfiou que algo não estava certo, já que comprou o celular tão barato.

Tanto o cidadão de Riachinho (que pode responder por crime de receptação), como a vítima Maria Vitória foram ouvidos pela policia. O aparelho telefônico foi enviado para Tocantinópolis para análise pericial e após o laudo será liberado para a jovem ananaense.

Para não colaborar com práticas criminosas, a Polícia Civil de Ananás alerta a população do município e da região que o individuo que comprar um celular roubado vai responder por crime de receptação e o Código Penal prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos por receptação qualificada.

“ Não comprem produtos sem procedências. Desconfiem quando um aparelhos telefônicos é vendido muito abaixo do preço, exijam a comprovação da procedência lícita desse objeto e realizem a compra somente com a nota fiscal, são dicas para  que as pessoas não sejam eventualmente responsabilizada pelo crime de receptação”, salientou a policia civil.

Para Melhorar a segurança do município, é importante que os moradores também colaborem e não compactue com a criminalidade.