Aguarde, carregando...

PM reativa subunidades em quatro cidades do norte do Tocantins

As solenidades ocorreram em Angico, Cachoeirinha, Riachinho e Aguiarnópolis.

Por Luís Poeta

29/05/2023 07:56h

A Polícia Militar do Tocantins reinaugurou nesta sexta-feira (26), destacamentos e pelotão da área da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) nas cidades de Angico, Cachoeirinha, Riachinho e Aguiarnópolis, na região norte do estado, conhecida como bico do papagaio.

As solenidades contaram com a presença de autoridades locais e representantes da PM. Nas cidades de Angico e Riachinho, o Comandante-Geral, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça foi representado pelo Coronel João Márcio da Costa Miranda.

As subunidades foram reformadas  e equipadas para melhor atender a população dessas cidades, que agora contarão com mais segurança e efetivo policial.

As reinaugurações fazem parte do plano de reestruturação da PM, previsto no Programa Tocantins + Seguro, que visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população.

O Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, destacou a importância das reinaugurações das unidades e subunidades para a segurança pública da região, que é uma importante área econômica, fazendo divisa com outros estados e ainda é cortada pela Rodovia  Transamazônica (BR-230), com um intenso tráfego de veículos e pessoas.

"A reestruturação desses destacamentos e pelotão teve forte apoio do Governo do Estado e dos municípios, e fazem parte de um plano estratégico adotado para possibilitar que a PM esteja presente em todos os municípios".

PM reativa subunidades em quatro cidades do norte do Tocantins

Três eixos de policiamento têm sido adotados pelo comando da PMTO, sendo policiamento de proximidade, recobrimento e especializado.

"O primeiro passo foi estabelecer continuamente o policiamento de proximidade nos 139 municípios, dando a capilaridade que a PM precisa, e isso foi possível com a formatura do CFP (Curso de Formação de Praças), que possibilitou a reabertura de destacamentos que haviam sido retraídos por conta de falta de efetivo. O segundo passo está sendo executado de forma a promover o fortalecimento do policiamento de recobrimento e especializado, com a formatura da Patrulha Rural e Força Tática  na ultima semana e os cursos em andamento, como COESP (Curso de Operações Especiais) e CIRO (Curso de Intervenções Rápidas Ostensivas)" disse o Comandante-Geral.

PM reativa subunidades em quatro cidades do norte do Tocantins

PM reativa subunidades em quatro cidades do norte do Tocantins