string(2735) "Piscicultores são capacitados para aperfeiçoamento da criação de peixes em Xambioá - Correio do Bico" Piscicultores são capacitados para aperfeiçoamento da criação de peixes em Xambioá - Correio do Bico

Aguarde, carregando...

Piscicultores são capacitados para aperfeiçoamento da criação de peixes em Xambioá

Por REDAÇÃO CORREIO DO BICO

26/06/2021 11:47h

Os produtores rurais, especialmente os que possuem tanques escavados em suas propriedades, puderam participar de um encontro para debater e capacitar os proprietários rurais sobre a importância da piscicultura como fonte de renda. Por meio de um curso ofertado pela Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET) e SENAR – Secretaria Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com a Prefeitura Municipal de Xambioá.

De acordo com o SENAR Em 2020, o crescimento foi de 11,3% no setor para uma produção de 14,8 mil toneladas de peixes. Para ajudar no desenvolvimento do setor, o SENAR/TO oferece um curso que capacita produtores dispostos a iniciar na atividade ou para quem busca qualificação para produzir mais e melhor.

Os encontros aconteceram entre os dias 21 e 25 de junho com aulas teóricas e práticas ministradas pelo engenheiro agrônomo Sérgio Augusto e o mobilizador Rural e Zootecnista Bruno Alves que também é técnico da Secretaria da Agricultura de Xambioá.

Estava também presente no curso a supervisora do sistema FAET/SENAR Mileny de Oliveira Simão.

Os dez participantes do Curso de Formação Profissional Rural aprenderam na prática como realizar a medição dos tanques, calcular o volume adequado de água, bem como conferir o crescimento dos peixes.

As aulas práticas foram realizadas em uma propriedade que possui tanques escavados para produção de peixes, para que os produtores pudessem conhecer como funciona adequadamente o sistema de criação.

As aulas teóricas foram ministradas na Sede do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Xambioá.