Pesquisa IPEX aponta liderança folgada de Kasarin na disputa eleitoral em Colinas do Tocantins
Prefeito será reeleito, de acordo com dados da Pesquisa, com mais de 70% das intenções de votos

O Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX) realizou uma pesquisa de intenção de voto no município de Colinas do Tocantins, nos dias 08 e 09 de setembro de 2024. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número TO-08490/2024 e ouviu 450 entrevistados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada, o candidato Kasarin
lidera com 73% das intenções de voto, seguido por Marcão (PRD) com 6,9%. Em terceiro lugar, aparece Oliveirinha Andrade (PSD) com 4,9%, enquanto Professora Raimundinha (MDB) tem 4% e Roni Farias (PSB) 2,7%. Os indecisos somam 2,2%, enquanto 0,7% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo, e 5,6% não responderam.
Rejeição
O Instituto IPEX também perguntou a quem a população não votaria se a eleição fosse hoje. Nesse cenário, o candidato Oliveirinha Andrade (PSD) aparece com 29,7% de exclusão, seguido por Marcão (PRD) com 21,3%. A Professora Raimundinha (MDB) tem 20,9% de exclusão, Roni Farias (PSB) 11,3% e Ksarin Ksarin Ksarin apenas 2,7%. Aqueles que não rejeitaram nenhum candidato somam 7,6%, enquanto votos brancos e nulos chegam a 4,9%. Além disso, 1,6% dos entrevistas não responderam.
Metodologia de pesquisa
A pesquisa foi realizada nos dias 08 e 09 de setembro de 2024 e é registrada na Justiça Eleitoral sob o número TO-08490/2024. O levantamento reuniu 450 entrevistados e apresenta um nível de confiança de 95%, com uma margem de erro de 4,5 pontos percentuais, para mais ou
As entrevistas foram conduzidas diretamente na zona urbana de Colinas do Tocantins – TO, utilizando questionários estruturados com base em uma amostra representativa das pesquisas cadastradas, conforme dados do TSE de agosto de 2024. A metodologia aplicada foi a Amostragem Aleatória Simples (AAS), garantindo equiprobabilidade no sorteio dos elementos do painel amostral, com o cuidado de não realizar mais de uma entrevista no mesmo domicílio.
As variáveis de gênero e faixa etária foram ponderadas com base no Censo Demográfico de 2022 do IBGE. Em relação à renda, os dados utilizados são do Censo de 2010, devido à falta de atualização. Percentuais relacionados a gênero, faixa etária e nível de escolaridade foram extraídos dos dados do TSE.
O levantamento foi conduzido sob a responsabilidade do estatístico Galttieri Ferreira Tavares, registrado no Conselho Regional de Estatística (CONRE 8954).