Aguarde, carregando...

Negociação entre Rússia e Ucrânia segue sem avanço; Kremlin fala em ocupar cidades

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

14/03/2022 15:32h

As negociações para tentar pôr um fim à guerra da Rússia contra a Ucrânia recomeçaram nesta segunda-feira (14) sem avanços concretos, apesar da expectativa de autoridades dos dois países de que um acordo poderá ser alcançado ainda nesta semana.

Ao mesmo tempo, a Rússia sugeriu que poderá ocupar militarmente todos os "centros populacionais" principais do país vizinho, além de manter o ritmo intenso de ataques nos cercos que faz a cidades como Kiev, Kharkiv e Mariupol.

"Vamos fazer uma pausa técnica até amanhã [terça, 15] para seguir trabalhando nos subgrupos", afirmou no Twitter Mikhailo Podoliak, principal assessor do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski. Diferentemente de três encontros de delegações na Belarus e de uma frustrada cúpula diplomática entre os chanceleres na Turquia, a reunião desta segunda foi virtual.

Ela se deu após declarações inusualmente otimistas dos dois lados no domingo (13), prevendo algum tipo de arranjo além da questão dos corredores humanitários para "os próximos dias", segundo o negociador russo Leonid Slutski.

Ao mesmo tempo, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou nesta segunda que a Rússia não descarta ocupar as principais cidades ucranianas. (MSN)