Aguarde, carregando...

Ala do PT quer expulsão de ex-deputado José Roberto,atual presidente da sigla no Tocantins

Grupo faz acusações gravíssimas contra o dirigente partidário.

Por Luís Poeta

23/05/2023 14:25h

Recentemente, membros do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Tocantins encaminharam à Executiva Nacional um pedido de expulsão do ex-deputado estadual e atual presidente da sigla no estado, José Roberto Ribeiro Forzani, mais conhecido como Zé Roberto Lula.

O documento é assinado por Genivaldo de Moura Santos, Eduardo Siqueira da Costa, Haroldo Soares de Almeida, Erazine Pinheiro Fonseca e José Geraldo Borges Nogueira.

As alegações são de natureza gravíssima e expõem um enorme racha na base do partido do presidente Lula no Tocantins.

“Mandatos sustentados em compra e manipulação de votos, com continuidade da mesma prática para as eleições das instâncias partidárias. Acordos políticos distantes da base partidária, manipulação e dirigismo aparelhado nas decisões partidárias gerando afastamento e exclusão de boa parte de quadros históricos da militância”, dispara a petição. 

Segundo o grupo, o ex-deputado fazia negociatas, adotava práticas de típicas de 'mensaleiro' e apresentava 'fatura' ao governo

Os petistas que assinam o documento dizem que vêm suportando o ônus do que classificam como "desastre", ou seja, o fato de o ex-deputado estar na direção do partido nos últimos anos. Relatam ainda que Zé Roberto “conduz o partido de forma subordinada ao seu projeto pessoal, independentemente de qualquer orientação e ou conjuntura favorável ou desfavorável ao crescimento do partido no Estado e ou nacional”. 

"Se valia ele, exclusivamente, de negociatas, as mais esdrúxulas possíveis, negociando aprovação de leis em tempo recorde”. O grupo reclama, por conseguinte, que precisam "aguentar as provocações e indiretas de adversários sobre o que chamavam de ‘mensaleiro’ de governo, tendo isso como instrumento de manutenção de filiados em cargos do Estado, para garantir a manipulação e o dirigismo partidário a ser entregue em seguida, como fatura aos governos nos processos políticos eleitorais e votos na Assembleia”.

Desmandos foram tolerados para evitar escândalos e preservar o “projeto coletivo”, diz documento

Os membros do diretório alegam também que suportaram tudo isso, em silêncio, por respeitarem o projeto coletivo e também para “evitar ampliação da queimação e mais escândalos, dando munição a adversários sedentos".

O grupo também cita as buscas realizadas pela Polícia Federal na casa do ex-deputado e a condenação por improbidade administrativa já transitada em julgado.

Cortar a própria carne, como disse o presidente Lula certa vez!

Como se observa, a insatisfação com a gestão de Zé Roberto é de longa data. Porém, a eleição de 2022 contribuiu para que o grupo de insatisfeitos se mantivesse em silêncio, pois o dirigente petista era candidato a deputado federal e Lula tentava retornar à presidência da República.  

Contudo, encerrado o processo eleitoral e considerando que Zé Roberto não foi eleito para a Câmara Federal, chegou a hora de “lavar a roupa suja”.

Por fim, o grupo pede que a direção nacional, de forma urgente e excepcional, “indique uma eleição provisória no Estado, sob o seu monitoramento, que possa nos garantir um processo limpo de reestruturação partidária e que essa direção eleita agora tenha caráter temporário até a realização do próximo PED, mas que esse processo já se dê sob o afastamento, de preferência com a expulsão do sr. José Roberto Ribeiro Forzani, mesmo que saibamos que seus "companheiros" de linha de frente ainda estarão a tentar influir internamente sob sua orientação”.

Não é difícil concluir que os “companheiros” querem cortar a própria carne, de forma a dar respostas para a sociedade e os militantes petistas. Entretanto, até que ponto a direção do partido e a Executiva Nacional têm o mesmo interesse? Até que ponto uma expulsão dessa natureza respingaria no partido como um todo e na governabilidade do atual presidente? 

A hora é de expectativas para saber se a faca está mesmo amolada ou se é cega!

Em nota a Assessoria do Ex-deputado encaminhou os esclarecimentos do dirigente partidário 

Nota esclarecimento - Pedido de expulsãoZé Roberto

Fortalecimento do Partido dos Trabalhadores do Tocantins com aumento em mais de oito mil filiados e filiadas nos últimos anos é o retrato da sigla no estado. Militância forte e aguerrida na luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras tocantinenses é o que se busca construir pela direção estadual e pelo presidente estadual Zé Roberto. 

Manter situações internas do partido dentro das discussões internas é nossa premissa e agir contra, é ferir o estatuto do PT, que em seu Art. 254, §2º diz que “É vedada a circulação externa ao Partido de quaisquer documentos assinados por tendências, mesmo que veiculando posições oficiais do Partido”, o que não foi respeitado com o pedido de impugnação, onde a imprensa ficou sabendo, inclusive, bem antes da própria militância.

No que diz respeito ao processo administrativo quanto à exoneração do Ibama, um dos principais motivos citados para o pedido de expulsão do presidente estadual do PT Tocantins, está em fase de recurso e tão logo todo o processo chegue ao fim, temos a certeza que o cargo público será reposto, pois toda a denúncia é baseada no modus operandis da Lava Jato, comprovadamente utilizado para operar a perseguição ao presidente Lula e todo o PT. 

Já os apontamentos do Tribunal de Contas da União (TCU), em momento algum relatam corrupção, desvio de verba ou qualquer tipo de dolo, o que se pontua são as irregularidades nos processos administrativos, que não trouxeram prejuízo ao erário, tendo em vista que as inconsistências estão, principalmente, na priorização que a gestão deu aos trabalhadores e trabalhadoras dos movimentos sociais e sindicatos da região, próximo às cidades dos Projetos Assentamentos, ou seja, a publicidade foi feita somente no Tocantins, junto às Prefeituras tocantinenses e não de todo o Brasil.

O que não se pode permitir é a perseguição, dentro do campo democrático, com caráter lavajatista, que alguns setores do PT Tocantins, justamente por estarem próximos ao lavajatismo, insistem em operar indo contra o projeto de fortalecimento do nosso partido, após inclusive, a prisão injusta do presidente Lula e de tantos companheiros e companheiras, que trabalham dia a dia pelos direitos dos trabalhadores do nosso país.

O objetivo do presidente estadual e de toda a militância petista do estado do Tocantins é o fortalecimento do partido, onde cada um e cada uma é peça fundamental neste momento de organização, que no Tocantins se iniciou em 2017 e que vamos continuar, ao lado das organizações e movimentos de luta, ao lado do povo trabalhador e da garantia de seus direitos.

Acreditamos na democracia, acreditamos na luta conjunta, acreditamos na verdade e vamos continuar a trabalhar por uma sociedade justa e igualitária. Este é o papel do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras e nós não fugimos à luta.

Assinam 78 militantes prefeitos, membros do diretório estadual, vereadores e lideranças do PT-TO:

PREFEITOS DO PT DO TOCANTINS

· Manoel Francisco de Moura / Prefeito de Abreulandia-TO;

· José Salomão Jacobina Aires / Prefeito de Dianopolis-TO;

· Edmar José da Cruz / Prefeito de São Salvador do Tocantins;

MEMBROS DO DIRETORIO ESTADUAL DO PT TOCANTINS

*Maria Guanamar Soares de Sousa / Membro do Diretório;

*Diego Montelo Faria / Membro do Diretório Estadual;

*João Alves de Jesus Moreira / Membro do Diretório Estadual;

*Ladiceia Rodrigues Sousa / Membro do Diretório Estadual;

*Herlan Torres Campos / Advogado e Membro do Diretório Estadual

*Janyse Larya Costa Xavier / Membro do Diretório Estadual

*Lilian Abreu de Sousa / Membro do Diretório Estadual

*Endy Taylla Costa / Membro do Diretório Estadual

*Adelmario Alves dos Santos Jorge / Membro do Diretório Estadual

*Amilton Pereira dos Santos / Vereador e Membro do Diretório Estadual

*Cirlene Gomes da Costa / Membro do Diretório Estadual

*Cicera Soares / Membro do Diretório Estadual

*Fernanda Gomes Brito / Membro do Diretório Estadual

*Francisco de Assis Santos Sousa / Membro do Diretório Estadual

*Fabio Coelho Leite / Membro do Diretório Estadual

*Kéllaba de Fátima Oliveria Veras / Membro do Diretório Estadual

*Luiz Antonio Faria / Membro do Diretório Estadual

*Nairara da Silva Barbosa / Membro do Diretório Estadual

*Thomaz Café de Oliveria / Membro do Diretório Estadual

*Valdirene dos Santos Cesário / Membro do Diretório Estadual

*Wilton Carlos de Carvalho Galindo / Membro do Diretório Estadual

*Benedito Moura Medeiros / Membro do Diretório Estadual

*Darleno Avelino dos Santos / Membro do Diretório Estadual

*Jeferson Costa Lima / Membro do Diretório Estadual

*Katiucia Freitas de Sousa Moura / Membro do Diretório Estadual

*José Julio Fernandes / Membro do Diretório Estadual

*Welton Moreira Borges / Membro do Diretório Estadual

*Erismar Sousa Lima / Membro do Diretório Estadual

*Fernando Coelho da Silva / Secre. Est. LGBT do PT Tocantins

*Camila Martins Coelho / Membro do Diretório Estadual

VEREADORES DO PT DO ESTADO DO TOCANTINS

* Aurilene / Axixá do Tocantins;

*Raimundo Clesio / Aragominas-TO;

*Edvaldo Cardoso / Arraias-TO;

*Genival / Ipueiras –TO;

*Jeferson / Couto Magalhães;

*Amilton Pereira / Dianópolis-TO,

* Francisco Diassis / Abreulandia;

*Eliesio Tavares / São Salvador do Tocantins

*Lilian de Sousa / São Salvador do Tocantins

*Dinamilton Lima / Abreulandia-TO;

*Djalma / Formoso – TO;

*Lucas / Miracema – TO;

*Valdivan / Divinopolis-TO;

*Domingos Rodrigues / Sampaio

*Nonatinho / Abreulandia

*Antonio Filho / Sampaio

Professor Drawlas / Conceição

LIDERANÇAS E OU ATIVIDADES NA SOCIEDADE

· José Rodrigues / Ex Prefeito do PT de Aliança do Tocantins

· José Cardoso / Ex Superintendente do Incra-TO;

· Maria Guanamar / Presidenta da FETAET;

· Raimundo Silva / Presidente do Instituto Verde;

· Maria de Jesus / Movimento MCTTL de Araguaina;

· Carlos Jacomes / Serc. Prefeitura de Barra do Ouro;

· Edvaldo Soares / Candidato a Dep. Estadual do PT Tocantins;

· Juliana Helmer / MCTTL de Araguatins-TO;

· Kéllaba Veras / MCTTL de Gurupi-TO;

· Djaime Ferreira / Presidente da Asso. PA de Alvorada –TO;

· Juvenil Dourado / Ex Candidato a Prefeito do PT de Talismã-TO;

· Divina Cordeiro / Presidente do Sindicato dos Trab. Rurais de Natividade;

· Marcio Messias / Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caseara-TO

· Marcos do Taxi / Membro do Dir. Municipal de Augustinopolis-TO;

· Laena Medeiros / Candidata a Dep. Federal em 2022;

· José Medeiros / Ex Prefeito do PT de Dueré-To;

· Alaor Miranda / Militante do PT de Tocantinopolis-To;

· Sueli Avelino / Militante do PT de Tocantinopolis-TO;

· Domingos / Ex Vereador de Campos Lindos-TO;

· Julio dos Corrreios / Suplente de Vereador do PT de Paraíso-TO;

· Lilian Alves / Ex Vereadora do PT de Caseara-TO;

· Wamiston / Ex Vice Prefeito de Araguacema;

· Janys Xavier / Ex Vereador de Pindorama-TO;

· Jacó dos Santos / Militante de Goianorete-TO;

· Zezinho / Ex Vereador de Pequizeiro;

· Josias / Ex Vereador de Couto Mgalhães

 DIRETORIOS MUNICIPAIS;

1- ABREULANDIA

2- ALIANÇA DO TOCANTINS

3- ALVORADA

4- ARAGOMINAS

5- ARAGUACEMA

6- ARAGUATINS

7- AXIXÁ DO TOCANTINS

8- BARRA DO OURO

9- BOM JESUS DO TOCANTINS

10- BURITI

11- CASEARA

12- CENTENÁRIO

13- CONCEIÇÃO DO TOCANTINS

14- DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS

15- DOIS IRMÃOS DO TOCANTINS

16- DUERÉ

17- FIGUEIRÓPOLIS

18- FOROMOSO DO ARAGUAIA

19- GOIATINS

20- GUARAÍ

21- GURUPI

22- ITAPIRATINS

23- JUARINA

24- LAGOA DO TOCANTINS

25- MATEIROS

26- NATIVIDADE

27- PALMEIRÓPOLIS

28- PARAÍSO DO TOCANTINS

29- PEDRO AFONSO

30- PINDORAMA

31- PORTO ALEGRE

32- RIACHINHO

33- SÃO MIGUEL DO TOCANTINS

34- SÃO SALVADOR DO TOCANTINS

35- SÍTIO NOVO DO TOCANTINS

36- SANTA ROSA

 

COMISAO PROVISORIAS

1- ALMAS

2- ARAPOEMA

3- IPUEIRAS

4- LAJEADO

5- NAZARÉ

6- SANTA TEREZA

7- LAGOA DA CONFUSÃO

8- MARIANOPOLIS

(Com informações/AF Notícias)