Naturatins recebe computadores do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Novos equipamentos vão otimizar a análise dos Cadastros Ambientais Rurais e contribuir para a conservação de espécies ameaçadas no Tocantins
Nesta sexta-feira, 27, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) foi contemplado com 12 computadores e 24 monitores, adquiridos por meio de recursos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Esses equipamentos, que somam um investimento de R$ 233.490,84, têm como objetivo apoiar a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Tocantins.
De acordo com o biólogo Oscar Vitorino Júnior, um dos responsáveis pela proposta que originou o pedido ao MMA, os recursos destinados à compra dos computadores e monitores foram viabilizados através do programa Pró-Espécies, uma iniciativa nacional voltada à conservação de espécies ameaçadas de extinção. "O projeto busca adotar ações de prevenção, manejo e gestão que minimizem as ameaças, reduzam o risco de extinção e melhorem o estado de conservação das espécies ameaçadas", destacou o biólogo.
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility - GEF), coordenado pelo Departamento de Espécies do MMA e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), com o WWF-Brasil atuando como agência executora.
O projeto abrange estados como Maranhão, Bahia, Pará, Amazonas, Tocantins, entre outros, e desenvolve estratégias de conservação em 24 territórios, que totalizam nove milhões de hectares. A iniciativa prioriza a cooperação entre União e estados para a implementação de políticas públicas, além de impulsionar esforços que reduzam as ameaças e melhorem a conservação de pelo menos 290 espécies classificadas como Criticamente em Perigo (CR), atualmente sem instrumentos de proteção adequados.
"O aumento no volume de análises dos Cadastros Ambientais Rurais nas regiões do Meio Norte e Cerrado Tocantins permitirá ao estado identificar áreas que necessitam de recuperação ambiental, reservas legais e Áreas de Preservação Permanente. Essas áreas são cruciais para a preservação de espécies beneficiadas pelos Planos de Ação Territoriais dos respectivos territórios", explicou Oscar Vitorino. Ele acrescentou ainda que, com a previsão de realizar cerca de 1.280 análises até o final do ano, praticamente todo o déficit atual de processos pendentes no CAR será eliminado. Isso também viabiliza a aprovação dos Programas de Regularização Ambiental (PRA), fundamentais para a conservação de habitats em áreas prioritárias para as espécies focais.
Para Renato Bottrel, gerente de Procedimentos e Análise de Cadastros, a chegada dos novos computadores é estratégica. "Esses equipamentos vão acelerar a análise dos Cadastros Ambientais Rurais e apoiar a implementação de políticas de cadastro e validação dos CARs no estado. Além disso, vão auxiliar na solução de conflitos e na formulação e aprovação dos Programas de Regularização Ambiental", ressaltou Bottrel.