Aguarde, carregando...

Mulheres são atendidas com exames preventivos do câncer de colo uterino em Ananás

Além do serviços de coleta, a equipe realizou ainda de palestras, dinâmicas de grupo e distribuição de brindes sorteados entre as presentes.

Por Luís Poeta

29/03/2023 16:08h

Uma ação da Prefeitura de Ananás, através da Secretaria e Saúde tem possibilitado que as pacientes do município possam realizar periodicamente o exames que detectam doenças que tratadas a tempo podem ser curadas como o câncer.

Os profissionais da saúde realizaram a ação de coleta de Papanicolau (PCCU) nesta quarta-feira, 29, na Unidade Básicas de Saúde Valdeci Araújo Lima.

Além do serviços de coleta, a equipe realizou ainda de palestras, dinâmicas de grupo e distribuição de brindes sorteados entre as presentes. no âmbito da campanha mundial do Março Lilás.

O Secretário de Saúde de Ananás Juliano Ribeiro de Sousa destacou que “a atenção especial voltada para a prevenção de doenças oportuniza de forma sistêmica a elaboração de programas voltados para a melhoria da qualidade de vida da população. Com uma importante ação de planejar com segurança os programas que irão ser desenvolvidos na atenção básica.”

“O prefeito Valdemar Nepomoceno, com sua forma de conduzir a gestão municipal tem cobrado parcerias com diversas entidades para a promoção de ações que beneficiem o cidadão ananaense com serviços de qualidade. Essa ação é fruto de um planejamento do executivo municipal que buscou parcerias, alocou recursos e tem dado oportunidade de uma significativa parcela do público feminino ser atendido com a realização desses exames.” Finalizou o secretário municipal.

O PCCU é um procedimento importante para a prevenção do câncer do colo do útero. Esse tipo de câncer é um dos mais comuns entre as mulheres em todo o mundo e pode ser detectado precocemente por meio da coleta do material que é analisado por profissionais da área laboratorial.Mulheres são atendidas com exames preventivos do câncer de colo uterino em Ananás

Março Lilás

O objetivo da campanha é incutir nas mulheres a prevenção desta doença, incentivando a realização do exame papanicolau regularmente (no mínimo a cada três anos) para aquelas em idade fértil e a partir de 25 anos.

O objetivo da campanha é incutir nas mulheres a prevenção desta doença, incentivando a realização do exame papanicolau regularmente (no mínimo a cada três anos) para aquelas em idade fértil e a partir de 25 anos.