ANANÁS: em reunião com representantes da comunidade escolar de Chapadinha I, Prefeito Válber esclarece sobre a situação da escola e realocação dos alunos
Por Michelle Brasil

Com 26 anos de história, a Escola Municipal Chapadinha I, localizado em Ananás, norte do estado, foi fechada pela Secretarial Municipal da Educação sob a alegação de contenção de gastos, já que a prefeitura decretou recentemente que o munícipio encontra-se em estado de calamidade por causa do pagamento das precatórias com valor mensal de R$ 198.411,54.
Revoltados, os moradores afirmaram que só ficaram sabendo da extinção da unidade escolar na (re)matrícula de seus filhos, onde foram informados que os alunos seriam remanejados para outras escolas da rede municipal: Ministro Marcos Freire, João Dias Borges e Chapadinha II.
Pais de alunos afirmaram ao portal Correio do Bico que o prédio da escola será utilizado para o funcionamento do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Ananás, ou para o funcionamento do Centro de Referência de Assistência ao Cidadão (CRAS), entretanto, as especulações dos populares ainda não foram confirmadas oficialmente pela administração municipal.
Na manhã desta sexta-feira (31), o prefeito Válber Saraiva, acompanhando do vice-prefeito Francisco Leite, procurador jurídico Taciano Campos, diretor de arrecadação José Lindomar Dias, receberam no prédio da prefeitura, a comissão de pais, vereadores, presidente do conselho do FUNDEB e representante do sindicato SINTET, para esclarecimento do assunto e também para tratar da unificação da Chapadinha II.
Na reunião, o gestor explicou que assim como aconteceu no reordenamento das escolas estaduais, onde alunos foram relocados, o mesmo está acontecendo com a Escola Chapadinha I.
Trata-se de adequação financeira, sem prejudicar os alunos e o processo de ensino e aprendizagem, buscando respeitar as diretrizes do MEC, quanto à definição da quantidade máxima de alunos por turma e professor.
No encontro, o prefeito disse aos presentes que não gostaria de realocar os alunos de Chapadinha I, porém, as medidas tomadas são consideradas importantes e necessárias para melhorar os investimentos na educação, onde já foram investidos mais de R$ 870 mil reais em obras com recursos próprios. Além do mais, as medidas também visam à contenção de gastos, por causa da crise financeira enfrentada pelo município, sem afetar os serviços prestados à população.