Morre o poeta e jornalista Gilson Cavalcante
Autoridades lamentam o falecimento do premiado escritor goiano que escolheu o Tocantins como morada.

Autoridades lamentaram por meio de emissão de notas de pesar a morte do jornalista, poeta, agitador cultural e entusiasta das artes o Gilson Cavalcante.
Jornalista premiado, Gilson teve uma trajetória consagrada como poeta e escritor, tendo publicado 11 livros e ocupado funções importantes nos veículos de comunicação e instituições tocantinenses
Nota de Pesar
Com muita tristeza recebi, na manhã desta terça-feira, 14, a notícia do falecimento do pioneiro, poeta e jornalista, Gilson Cavalcante.
Fomos colegas de trabalho na prefeitura, nos conhecemos desde o início de Palmas e Gilson foi um amante da poesia, da natureza, de Taquaruçu e por isso, tínhamos muita coisa em comum.
Comunicador, natural de Porangatu, o autor de mais de dez obras publicadas, Gilson Cavalcante também foi integrante da Assessoria de Comunicação na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins e em sua breve passagem na Pasta, estabeleceu fortes laços de amizade e admiração.
Rogamos que o amigo poeta descanse em paz e que encontre conforto os corações dos familiares e amigos.
Marcello Lelis
Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Nota de pesar pelo falecimento do poeta e jornalista Gilson Cavalcante
Lamento profundamente o falecimento do ex-diretor de Comunicação desta Casa de Leis, o jornalista e poeta Gilson Cavalcante, ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 14, em sua residência, no Distrito de Taquaruçu.
Jornalista premiado, Gilson teve uma trajetória consagrada como poeta e escritor, tendo publicado 11 livros e ocupado funções importantes nos veículos de comunicação e instituições tocantinenses.
Por sua relevância à cultura do Estado, manifesto – em nome dos demais deputados – aos amigos e familiares minhas condolências.
Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins
Amélio Cayres - Presidente
NOTA DE PESAR: Falecimento do jornalista Gilson Cavalcante
É com grande pesar que a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços presta condolências aos familiares e amigos do jornalista e poeta Gilson Cavalcante, 68 anos, falecido na noite dessa segunda-feira, 13.
Natural de Porangatu (GO), Gilson foi pioneiro no Tocantins, residindo em Palmas por quase 40 anos. Gilson já foi Secretário Estadual de Comunicação e deixa os filhos Ana Liz e Aluísio Cavalcante.
Todos os servidores da Sics se solidarizam com os familiares e amigos e estimam que sejam confortados neste momento de dor.
Nota de pesar pelo falecimento de Gilson Cavalcante
14/03/2023
A Secretaria da Comunicação do Estado do Tocantins, por meio de seus servidores, manifesta o pesar pelo falecimento do jornalista Gilson Cavalcante, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 14.
Jornalista e poeta ímpar, Gilson Cavalcante, entre tantos protagonismos, comandou a Secretaria da Comunicação do Estado. Se destacou por sua atuação na busca e divulgação da notícia com verdade e profundidade. Por essência, soube, como poucos, usar as palavras de forma a tocar a alma, em prosa e verso, daqueles que se alimentaram delas.
Gilson Cavalcante deixa um legado de que é possível, e se deve, fazer diferença na passagem por este mundo. Neste momento de tristeza, deixo meus sentimentos e desejo que o conforto do Espírito Santo de nosso Deus se faça presente nos corações dos familiares e amigos pela partida do Gilson.
Márcio Rocha
Secretário de Estado da Comunicação do Tocantins
Nota de Pesar
O governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura, se solidariza com a família e amigos pelo falecimento do jornalista e poeta Gilson Cavalcante, ocorrido em Palmas nesta terça-feira, 14.
Neste momento de dor, o Governo se solidariza com seus familiares ratificando o voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho desenvolvidos em prol da comunicação e da cultura tocantinense, o qual deixou um grande legado.
Gilson Cavalcante foi um dos jornalistas pioneiros e que ajudaram a construir a história do Tocantins, onde trabalhou em vários veículos de comunicação, além de ocupar o cargo de secretário de comunicação estadual, no início da instalação do Estado.
Que ele descanse em paz e que Deus conforte seus familiares, amigos, colegas e admiradores!
Tião Pinheiro
Secretário de Estado da Cultura
Nota de pesar por Gilson Cavalcante
14/03/2023
Esta terça-feira, 14, amanheceu com um ar de tristeza ante a notícia do falecimento do meu amigo, mestre na arte dos versos, Gilson Cavalcante, que partiu na madrugada deste dia.
Jornalista, escritor, poeta por pura essência, morador do nosso Taquaruçu, Gilson Cavalcante nos deixou fisicamente, mas suas palavras, eternizadas em dez livros publicados, vão ecoar para sempre nos corações tocantinenses.
Neste momento de luto, rogo ao nosso eterno e amado Deus que conforte os corações dos familiares e amigos pela partida do querido Gilson Cavalcante. A todos os meus sinceros sentimentos.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins