Mais de 6 mil quelônios são soltos no Araguaia pelo Instituto Ambiental Xambioá (IAX)
A iniciativa tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e da Prefeitura de Xambioá.

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e o Instituto Ambiental Xambioá (IAX) soltou mais de 6 mil quelônios, das espécies tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e tracajás (Podocnemis unifilis) no Rio Araguaia, nesta terça-feira (06), no Araguaia.
A soltura de Xambioá aconteceu em Xambioá e em São Geraldo do Araguaia, municípios da região Norte do Tocantins e Sudeste do Pará, respectivamente, os quelônios foram soltos na praia em frente ao porto do IAX, (Chácara da Família Murici), nas comunidades de Ilha de Campos e Santa Cruz dos Martírios, locais que ficam próximo de duas Unidades de Conservação (UC) do Ideflor-Bio: o Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas e a Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia.
A iniciativa de soltura dos animais teve início há dez anos, com uma ação empreendida pelo ambientalista Alípio Murici, cidadão de Xambioá, apaixonado pelo Araguaia, que percebeu que as espécies estavam desaparecendo das águas do Araguaia e conseguiu soltar 160 animais, atualmente são mais de 6 mil tartarugas e tracajás. Desde 2018 o IAX tem o apoio do Ideflor-Bio.
A Prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin (Sem Partido), parceira do projeto, destacou que “as ações de melhorias para o meio ambiente, devem ser apoiadas pelo poder público para que as gerações futuras possam se beneficiar com essas ações para o desenvolvimento de nossa região.”
“Cidadãos conscientes do seu papel de respeitar o meio ambiente e a política de desenvolvimento local são mais capazes de lutar por uma sociedade mais justa, mais igualitária e claro com mais oportunidades de melhoria de qualidade de vida.” Finalizou a Prefeita Patrícia Evelin.