Grávidas terão prioridade em exames para diagnosticar DSTs em Palmas
Grávidas terão prioridade na realização dos testes rápidos — Foto: Igor Flávio/Prefeitura de Palmas

Uma lei municipal sancionada pela prefeita de Palmas determina que mulheres grávidas terão prioridade para realizar exames para diagnosticar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) na capital. A medida se aplica tanto aos Centros de Saúde da Comunidade como nos hospitais conveniados ao município.
Para ser beneficiada, a gestante precisa obrigatoriamente estar realizando o acompanhamento pré-natal na rede municipal de saúde. Os exames de sangue servem para diagnosticar infecções como Sífilis, HIV/AIDS, HPV, hepatite e outras.
Atualmente os testes rápidos são realizados nas unidades de saúde que têm profissionais capacitadose em caso de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para o Núcleo de Assistência Henfil, que é a unidade especializada no tratamento. A nova lei deve acelerar a espera para as grávidas e ajudar a iniciar o tratamento tanto da mãe quanto do bebê em estágios menos avançados das doenças.
"A gestação é um momento em que a mulher fica sensibilizada e com as emoções vulneráveis. Quanto mais acolhimento elas tiverem, melhor será para a gestação do bebê e para a saúde das mães", disse a secretária executiva de saúde, Martha Ramos.
O projeto é de autoria do vereador Major Negreiros e foi aprovado na Câmara Municipal antes de ser encaminhado para a prefeitura. (G1)