FORÇA, FÉ E CORAGEM: Ronaldo Sousa luta contra Leucemia com apoio da família e orações das Igrejas de Ananás

Por Michelle Brasil
Para Ronaldo Alves Brinhosa de Sousa, que reside há quase 10 anos em Amsterdã, capital de Holanda, a palavra vida é sinônimo de luta.
Naldo, como é conhecido carinhosamente por amigos e familiares é casado com Sabrina Alice Brinhosa e pai do pequeno Braian de 5 anos, fruto de uma outra relação.
Filho dos ananaenses Luiz Alves de Sousa (conhecido como Luiz Cabecinha) e Vanir Maria de Jesus Sousa, o jovem de 35 anos está enfrentando corajosamente uma grave enfermidade que é a leucemia mieloide aguda.
A leucemia é um tipo de câncer que ataca o sangue e a medula óssea. A doença causa um prejuízo enorme na imunidade e nas funções do corpo.
Com o diagnóstico devastador, Naldo encontra na família o apoio necessário para enfrentar e suportar as fases mais dolorosas do tratamento para remissão do tumor.
Tudo começou em meados de 2018, com a descoberta da doença. Os sintomas eram parecidos com os de uma virose: tonturas, calafrios e palidez. O diagnóstico foi um susto para todos os familiares. Os médicos indicaram a quimioterapia, e o tratamento começou imediatamente. Foram muitos remédios e alguns avanços, só que não o suficiente para curá-lo.
Depois de uma bateria de exames, os médicos descobriram que entre os sete irmãos de Naldo, um deles (Ramilsom Alvez de Sousa) tinha 100% de compatibilidade de medula óssea, dessa forma o transplante foi feito em 2018 com sucesso e após meses internado no hospital, ele poderia finalmente voltar para casa e tentar ter uma rotina normal como de qualquer outra pessoa.
Naldo e sua família começaram a sonhar e fazer novos planos, porém, esta história ganhou um novo capítulo. Após a realização do transplante o paciente continua em observação médica e ao fazer consultas de rotina, Naldo descobriu que todos os exames dele estavam com os resultados alterados.
Após uma nova análise, os médicos constataram que a doença havia voltado. Agora, o ananaense terá de se submeter a um novo ciclo de exames, quimioterapia e precisará fazer um novo transplante, porém de células estaminais saudáveis do doador no organismo de Naldo. A partir das células estaminais transplantadas, será desenvolvido novos glóbulos sanguíneos.
O jovem sempre apoiado por sua família busca enfrentar esse novo desafio com a cabeça erguida e, ainda, enfatiza a importância da doação de medula óssea para ajudar todas as pessoas que passam pela mesma situação.
Ronaldo Alves Brinhosa de Sousa tem entrado constantemente nas orações e torcida de vários ananaenses, desde que a sua enfermidade veio à tona.
As igrejas (Adventista, Católica, Assembleia de Deus, Batista, Madureira, Quadrangular, Casa da Benção e outras) do município estão se mobilizando em campanhas de orações em prol da restauração da saúde de Naldo.
A luta deste jovem guerreiro e de sua família continua, mais a esperança de vencer essa árdua batalha, segundo eles, vem do Senhor, pois para Deus que é o médico dos médicos tudo é possível.