Falece em Xambioá ex-vereador Horácio Maranhão

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 01, o ex-vereador de Xambioá Horácio de Albuquerque Maranhão, que assumiu uma cadeira na Câmara Municipal na década de 60, quando o legislativo atuava, prestando serviços a comunidade sem remuneração, de forma voluntária.
Horácio Maranhão foi um dos pioneiros do Município de Xambioá chegando à cidade ainda na década de 1950, para explorar juntamente com centenas de garimpeiros o cristal de quartzo abundante na região àquela época. Engajou-se na política e tornou-se vereador na década de 1960, depois foi secretário Municipal de Administração e Planejamento, na década de 1970 candidatou-se a Prefeito do Município, voltou a assumir cargos públicos na década de 80 e 90, na década de 1980 foi candidato a Deputado Federal pelo Goiás, em 2002 foi candidato a Deputado Estadual pelo Tocantins e por fim tornou-se agropecuarista, mas nunca desistiu de ser um entusiasta da democracia.
Gozando de boa influência com as autoridades goianas, lutou pela implantação em Xambioá de uma filial da OSEGO – Organização de Saúde do Estado de Goiás, promovendo naquela Xambioá de antigamente políticas públicas de saúde, com tratamento dentário, consulta médica e distribuição gratuita de remédios para a população carente.
Assumiu ainda no final da década de 1990 a presidência do Sindicato Rural de Xambioá, incrementando, juntamente com os fazendeiros locais, as cavalgadas e as exposições agropecuárias no Município.
Sonhador inveterado Horácio Maranhão almejava que a cidade de Xambioá abrigasse o pólo de fruticultura irrigada, tendo se colocado por diversas vezes a disposição para articular com os parceleiros locais estratégia para a implantação de um projeto piloto, sonhou também com a instalação do Memorial do Araguaia, para que a história da Guerrilha do Araguaia e do Garimpo fosse contada pelo povo para o Brasil, como ele sempre falava.
A Prefeita de Xambioá Patrícia Evelin emitiu nota de pesar lembrando parte da trajetória de Horácio Maranhão, afirmando que “presente na vida pública do nosso Município desde a sua criação, quando acompanhou a formação cultural e social da nossa gente, ao lado da sua família, sempre tratando com ombridade seus conterrâneos.”
Acompanhe na íntegra a nota de pesar da Prefeita Patrícia Evelin
Nota de pesar
Lamentamos com profundo pesar o falecimento de Horácio de Albuquerque Maranhão, homem sério, dedicado à Xambioá, presente na vida pública do nosso Município desde a sua criação, quando acompanhou a formação cultural e social da nossa gente, ao lado da sua família, sempre tratando com ombridade seus conterrâneos.
Horácio Maranhão é natural de Uruçuí Estado do Piauí, de onde muito jovem saiu em busca de melhorar de vida, pelos caminhos da vida tornou-se garimpeiro, andou pelos garimpos de Apinajés, Clementino e aprendeu à lidar com compra e venda de cristal de Quartzo. Com muita alegria rememorava sua história que se completou em Xambioá, onde constituiu família ao lado de Jorgina Cirqueira, sua companheira por toda a vida. Dedicado à leitura tinha uma das maiores bibliotecas particulares de Xambioá, com grandes clássicos e muitos lançamentos editoriais.
O falecimento de nosso pioneiro deixa uma lacuna enorme para os que amam Xambioá, sua história e sua cultura.
Externamos aos familiares e amigos nosso sentimento de dor nesta sofrida hora e pedimos ao Pai Celestial que permita a conformação de todos.
Patrícia Evelin
Prefeita de Xambioá
A prefeita decretou também luto oficial pelo falecimento do ex-vereador e pioneiro da cidade.