Aguarde, carregando...

Falece em Marabá escritor mais importante do Tocantins José Francisco Concesso

Por Luís Alves Ribeiro (Luís Poeta)

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

04/09/2020 03:00h

O Coronavírus fez mais uma vítima, dessa vez foi o escritor Presidente da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins, apontado pela revista Superinteressante como o escritor mais importante do Estado do Tocantins José Francisco da Silva Concesso aos 84 anos de idade vítima de complicações da COVID-19, na manhã desta sexta-feira, 4, na cidade de Marabá no Estado do Pará.

José Francisco Concesso foi padre, bacharel em Letras, estudou enfermagem, cursou leprologia, filosofia e Direito, especializou-se em Metodologia do Ensino Superior, dominava diversas línguas dentre as quais o espanhol, português, esperanto, francês, latim e inglês.

Foi Diretor do Instituto São Marcos em Esteves, Município de Valença/RJ;
o primeiro Diretor da FACILA – Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Araguaína, entre 1985 e 1988, entre 1991 e 1993; i Diretor de Administração e Finanças da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desporto do Estado do Tocantins; um dos mais respeitados professores universitários da UNITINS – Universidade do Tocantins e UFT – Universidade Federal do Tocantins, onde lecionou Antropologia, Latim e Sociologia, foi Vice-Diretor da Faculdade Católica Dom Orione em Araguaína/TO e Professor de Direito Canônico na Faculdade Católica Dom Orione.

Concesso  foi membro da Academia de Letras do Tocantins, fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins (ACALANTO) ocupando a cadeira nº 01, da Academia Cordisburguense de Letras, em Minas Gerais, Academia de Letras de Gurupi e Academia Imperatrizense de Letras (Correspondente).

Escreveu entre outros livros os Latim Primeiros Passos; Meu Primeiro Picolé; Data Venia; Andanças; Análise Sintática para Estudantes de Latim e Casaleto Spartano.

Como entusiasta da literatura prefaciou a apresentou diversas obras, como Taipoca de Murilo Bahia Brandão Vilela; Réstias de Sol de Aguilar Portela; Utopia Incandescente de João Felipe Borges; o Lado de Dentro de Maria dos Anjos Carreiro e Minhas Lembranças de Luzia Machado.

Professor Concesso como era conhecido era o único tradutor de Latim do Estado do Tocantins.