Ex-treinador da Seleção Brasileira Vanderlei Luxemburgo vira repórter e até cozinha na TV do Tocantins
Será que está de olho nas eleições?
Faz três anos que Luxa é proprietário da TV Jovem, afiliada da Record TV no Tocantins. Administrador à distância, ele aproveitou a brecha da carreira no futebol para dar foco aos negócios de mídia. E foi além: decidiu aparecer nos programas da casa e conduzir ele mesmo dois quadros dentro do "Balanço Geral" e do "Cidade Alerta", com apoio de uma repórter e um cinegrafista.
O treinador frequenta o Estado mais novo do país mais ou menos desde 2005. Na época, fazia investimentos com foco na fabricação de biocombustíveis a partir do plantio de mamona.
Aos poucos, a influência se estendeu a outros setores, como o imobiliário. Palmas é hoje seu domicílio eleitoral e ele sempre teve plano de entrar para a política. "É só uma questão de tempo", disse numa entrevista em 2009, ano em que foi pré-candidato ao Senado pelo Tocantins, na época como filiado do PT.
Último trabalho no futebol foi o Cruzeiro, em 2021 Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro A ideia foi engavetada e em 2010 ele trabalhou no Atlético-MG. Pouco depois, Luxemburgo foi condenado pela Justiça Eleitoral por ter apresentado comprovante de residência de uma casa onde nunca viveu em Palmas. Trata-se de uma inscrição irregular de domicílio eleitoral que o tornou inelegível por oito anos. Nas Eleições de 2018 houve proximidade com o PTB, mas o plano também foi interrompido. Para 2022 ele ainda não tem partido. De acordo com o cronograma eleitoral, alguém que será candidato em outubro precisa estar filiado e registrado até o dia 15 de agosto.
O jornalista Cleber Toledo informou recentemente que Luxemburgo conversa com o PROS e o PV e tem relações com o Podemos.
Possível disputa no Senado
Há apenas uma cadeira em jogo para o Senado, hoje ocupada por Kátia Abreu (PP). A tendência é de que ela tente a reeleição. A presença diária na TV aparece, assim, como uma forma de Vanderlei Luxemburgo aumentar popularidade em regiões periféricas e se reunir com figuras poderosas em sua agenda intensa de compromissos no Tocantins. Ele até agora não confirma que seja novamente pré-candidato.
Fonte: Uol Notícias