Aguarde, carregando...

Ex-prefeita de Colméia, Elzivan Noronha, encontra obstáculos para candidatura devido ter contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas

A ex-prefeita terá que enfrentar possíveis batalhas judiciais caso decida entrar na corrida eleitoral, já que a rejeição das contas pelo TCE

Por Luís Poeta

01/02/2024 14:19h

Elzivan Noronha Rodrigues, ex-prefeita de Colméia do Tocantins, pode enfrentar dificuldades legais caso queira concorrer a cargos nas próximas eleições. Isso porque a ex-gestora possui três pareceres prévios de contas rejeitadas durante seu mandato, o que pode resultar em impugnação de sua candidatura.

As contas em questão referem-se aos anos de 2018, 2019 e 2020, período em que Elzivan estava à frente da administração municipal. Os pareceres de rejeição foram emitidos pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE), órgão responsável por fiscalizar a gestão pública.

De acordo com a legislação eleitoral, candidatos que tiverem contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa ficam impedidos de concorrer a cargos eletivos. Nesse sentido, a situação de Elzivan Noronha Rodrigues pode ser um obstáculo em suas pretensões políticas futuras.

A ex-prefeita terá que enfrentar possíveis batalhas judiciais caso decida entrar na corrida eleitoral, já que a rejeição das contas pelo TCE pode ser contestada na justiça. No entanto, a decisão final sobre a elegibilidade de Elzivan dependerá do entendimento do Poder Judiciário.

Enquanto isso, a população de Colméia do Tocantins aguarda atenta aos desdobramentos desse caso, que pode impactar diretamente a vida política local. 

A eventual participação de Elzivan Noronha Rodrigues nas próximas eleições, seja como candidata ou não, certamente será objeto de debate e análise por parte dos eleitores e do cenário político da região.