ESTRADA ESBURACADA: TO 010 e 416 são bloqueadas entre Ananás, Riachinho e Centro dos Borges
Por Val Sousa
Centenas de pessoas e uma grande estrutura, com tendas e suporte de água e café. Assim foi preparado o bloqueio das TO’s-010 e 416.
A TO-146 dá acesso a BR-153 com destino a Xambioá e a região de Carajás, via São Geraldo do Araguaia. Já a TO-010 dá acesso a BR-226 (Belém-Brasília), via Wanderlândia.
Moradores de Ananás e Riachinho decidiram fazer o movimento de protesto que aconteceu na tarde desta segunda-feira (18), por causa da precariedade das duas estradas, principalmente entre o trevo e o povoado Centro dos Borges, prejudicando assim o tráfego dos moradores, alunos da zona rural, caminhoneiros, comerciantes e viajantes.
Em alguns trechos é impossível trafegar em linha reta, o que além de facilitar acidente, causa prejuízo aos motoristas e motociclistas, pois danificam os veículos com mais facilidade.
Com a paralização, alunos da zona rural que estudam em Riachinho, perderam aula, pois os ônibus foram impedidos de trafegar.
Um caos também para quem utiliza o transporte público, pois além dos alunos dos povoados, motoristas e passageiros de ônibus que fazem linha entre Ananás, Xambioá e Riachinho, tiveram que esperar outros coletivos para chegar em casa.
Os caminhoneiros também aderiram a paralização e decidiram manifestar o apoio ao protesto, não trafegando na TO 010 e 416, aguardando no posto de gasolina de Riachinho, até as rodovias serem liberadas para o tráfego.
Os organizadores do bloqueio afirmaram que enquanto não houver resposta satisfatória por parte da Agência Tocantinense de Obras e Transportes (AGETO), as rodovias não serão liberadas.