Aguarde, carregando...

Governador Wanderlei Barbosa assina ordem de implantação do polo da Unitins em Xambioá

Com a implantação dos novos polos do TO Graduado o governo vislumbra a possibilidade de realizar vestibular ainda este ano

Por Luís Poeta

11/08/2023 13:12h

O governador Wanderlei Barbosa assinou na tarde desta quinta-feira, 10, a Ordem de Implantação de três novos polos do Projeto TO Graduado, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O Município de Xambioá está entre esses locais escolhidos para a implantaçaõ dos novos polos. Com esta expansão, a Unitins passa a contar com 14 polos de Educação Tecnológica espalhados por todo o Estado. A Ordem foi assinada durante cerimônia de entrega das obras de revitalização da Sede Administrativa da Unitins, em Palmas, e posse da Reitoria para o quadriênio 2023-2027.

“É um grande sonho que agora está se tornando realidade de ter um câmpus da Unitins em Xambioá. O ensino é muito bacana e quando é na cidade da gente é melhor. Eu tive que sair para estudar porque a minha cidade não tinha curso superior. Agora, a minha população terá o prazer de estudar na cidade em que mora e se tornar bons profissionais”, disse a prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin, ao avaliar a importância da instalação de um polo da TO Graduado em sua cidade.

A diretora do projeto TO Graduado, Neila da Silva Oliveira, aponta que a implantação de novos polos fortalece o projeto que nasceu com a missão de levar curso superior onde ainda não oferta. “Com a implantação dos novos polos de Educação Tecnológica do Projeto TO Graduado, a Unitins e o Governo do Estado reafirmam o compromisso de levar o ensino superior gratuito àqueles que mais precisam, mas que não têm acesso. A Unitins está cumprindo com seu papel social e isso só nos deixa mais felizes e entusiasmados em trabalhar pelo desenvolvimento do Estado”, garantiu.

 A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruíta Czapski, diz que abertura de três novos polos do TO Graduado reafirma o compromisso da Unitins com a interiorização do ensino superior. “A Prograd trabalha com afinco para que a gente possa cumprir essa missão de levar ensino superior para toda a comunidade tocantinense. Estamos prontos e felizes com esta nova missão que nos foi confiada pelo governador Wanderlei Barbosa”, concluiu a pró-reitora.

“A gente pensa é naquele aluno que gostaria de estudar e não tem como sair do seu município. Esse é o que nos motiva. Esse é que nos faz entrar num projeto tão desafiador como é este, de interiorização do ensino superior”, declarou o reitor Augusto Rezende, ao destacar a importância dos atos assinados pelo governador Wanderlei Barbosa autorizando a expansão da Unitins, especialmente a criação dos novos polos da TO Graduado.  

O governador Wanderlei Barbosa destacou em seu pronunciamento, que a missão da Unitins é levar ensino superior a todo o Estado do Tocantins oferecendo oportunidade para quem não pode sair para estudar fora. “Vamos levar ensino superior para regiões ainda não atendidas como São Felix do Jalapão que tem mais de 1.200 leitos de hospedagem e que tem vocação para o turismo, vamos qualificar essas pessoas, da mesma forma que levamos para Arapoema, Campos Lindos e Xambioá. E isso que queremos”, disse o governador, enfatizando que acredita muito na gestão da Unitins que tem demonstrado competência.

Projeto TO Graduado

Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado) tem o objetivo de expandir a oferta de cursos superiores no Tocantins e ser um importante instrumento de superação das desigualdades regionais. O TO Graduado possui Unidades Educacionais Tecnológicas nas cidades de Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo e a partir de agora, em Campos Lindos, Arapoema e Xambioá.