Aguarde, carregando...

Escritora piauiense Valéria Silva lançou nesta sexta-feira, 27, o livro O Baú de Faustina, em Araguaína

O livro traz a história de uma família piauiense protagonizada pela matriarca Faustina Luiza de Aquino

Por Luís Poeta

27/05/2022 22:16h

A escritora, assistente social e doutora em sociologia política Valéria Silva lançou em Araguaína, na noite de sexta-feira, 27, na companhia de amigos, parentes e amantes da literatura o livro O Baú de Faustina.

O evento aconteceu na Sede da Associação Coletivo de Mulheres Maria Criativa, espaço reservado para a arte popular e tem como missão, fomentar o empreendedorismo e o empoderamento feminino através da geração de renda e educação, através do comércio ético e solidário.

O Baú de Faustina é um livro de memória, escrito sobre a vivência realista de uma família piauiense que tem como matriarca a teresinense Faustina Luiza de Aquino, que segundo a autora é uma mulher que "como quase todas a mulheres rurais nordestinas, foi vitimada pelo patriarcado, pelas cercas, pelo abandono ativo do Estado e pelo preconceito da sociedade urbana."

A obra é densa como foi a vida da protagonista, que viveu 84 anos, com muita luta, persistência e acima de tudo deixou um legado que a família venera com alegria e reverência, dadas as circunstâncias adotadas para a sobrevivência com dignidade e muita ousadia frente às intempéries do nordeste, da vida e da situação de uma mulher brasileira que resistiu para cuidar da família e ser referência para todos.

Os escritores Alexandre Brito (Presidente da Acalanto - Academia de Letras de Araguaína), Eudis Queiroz, Luiz Aparecido e Luís Poeta prestigiaram o lançamento do livro, com participação ativa no cerimonial, com o presidente falando sobre a importância da literatura na atualidade, como fator de formação cultural e o escritor Luiz Aparecido declamando um dos seus textos para brindar os presentes do evento.

Não é simplesmente uma obra biográfica, tampouco um resumo de uma vida da mãe de 14 filhos, mas são reminiscências de uma mulher que interpretou as histórias contadas por uma brava guerreira que ao longo dos anos resolveu disseminar a memória da sua vida, condensada nas páginas escritas habilmente pela escritora Valéria Silva, que é sua filha.
Faustina se eternizou no seio familiar, no círculo de amigos e agora é registrada para os que virão após Valéria com essa brilhante obra que foi lançada com muita emoção para os que amam história e a poesia da vida.

A autora

A escritora Valéria Silva nasceu no Piauí, fez carreira acadêmica, pesquisou e orientou pesquisas no campo das ciências sociais e políticas, dentre seus títulos conquistados é bacharel em Serviço Social e Doutora em Sociologia Política.

Pioneira na luta no movimento estudantil foi a primeira mulher a presidir o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí, ingressou no serviço público aos 25 anos como professora universitária da mesma faculdade em que estudou.

Várias pesquisas suas estão publicadas em diversos livros e revistas nas áreas de sua atuação como professora pesquisadora.

Escritora piauiense Valéria Silva lançou nesta sexta-feira, 27, o livro O Baú de Faustina, em Araguaína

Escritora coma família reunida no lançamento