Escritora Imortal da Acalanto Sueli Marques lançará livro para homenagear sua mãe
A obra "Luz de Minhas Memórias" será lançada no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, no dia 17 de dezembro às 19h
A escritora imortal da Acalanto Sueli Marques Ferraz lançará mais um livro em Araguaína no dia 17 de dezembro, no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, a partir das 19h.
Sobre a obra temos muito que falar, começando pelas emoções da Única saída, passando pela nostalgia da despedida ou porque não do velho terreiro. Um jeito gostoso de falar do sertão através da poesia Café da manhã, ou a memória da infância da filha que é chamada carinhosamente de caçula.
A obra Luz de Minhas Memórias é uma viagem emocionante na história de Maria de Lourdes Marques Ferraz, declamada em forma poética pelas pessoas que usufruem do prazer de conviver com ela. Não importa o grau de parentesco, são várias formas de tratamento, Dinha, mãe Dindinha, irmã Lurdes, Dona Dinha, ou tia Lurdes. Todos têm um carinho especial por essa senhora sábia.
Sueli Marques diz que “Maria de Lourdes já é imortal, tendo em vista que ela está presente nos sabores de seus temperos, para alguns no feijão tropeiro, para outros no arroz soltinho, e para mim no sabor do café ou na memória da neta amor de madrugada que se lembra do leite quente que a mãe Dindinha lhe preparava. Ainda este gravado nas sábias palavras de conselhos que ela com carinho distribui para as pessoas que convivem com ela.”
“Irmã Lurdes, é a mulher das flores, sempre está entre elas limpando, cultivando ou molhando, não importa a qualidade de cada uma. Mas não é apenas com as plantas ou pessoas que ela se importa, os animais conhecem seus cuidados, seja gatos ou cachorros, galinhas, patos ou marrecos: todos podem contar com a preocupação desta mulher para cuidar do alimento ou dos ferimentos.” Destaca a escritora.
A autora pontua ainda que “a poesia, O cheiro pode dizer que é sua identidade, retrata uma de suas paixões que são as flores, mas aos 79 anos de sua existência tem muita história para contar, basta que alguém a motive, não tenhamos pressa de parar.”
A autora
Sueli Marques Ferraz é formada em história, pedagogia e psicologia, pertence ao movimento de mulheres negras de Araguaina - TO, julho das pretas, participante da ANCA, trabalha com saúde mental, mestre em cultura e território pela UFNT, doutoranda em sociedade e saúde PPGP pela UFPA, membro da ACALANTO, Suelí tem vários artigos e livros publicados, sendo seu segundo livro de poesias, em junho de 2021 publicou “Contos dos Sertões” seu primeiro livro de poesias, agora a poetisa e escritora presenteia sua mãe com o livro Luz de Minhas Memórias.
