string(3146) "Prefeitura de São Miguel realiza I Encontro de Luta pela Pessoa com Deficiência - Correio do Bico" Prefeitura de São Miguel realiza I Encontro de Luta pela Pessoa com Deficiência - Correio do Bico

Aguarde, carregando...

Prefeitura de São Miguel realiza I Encontro de Luta pela Pessoa com Deficiência

Organizado pela secretaria de assistência social, o evento refletiu sobre a inclusão das pessoas com deficiência

Por Luís Poeta

22/09/2021 09:10h

Nessa terça-feira (21) a prefeitura de São Miguel do Tocantins, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com as secretarias municipais de Cultura, Educação e Saúde, realizou o I Encontro Municipal de Luta pela Pessoa com Deficiência. O evento teve por objetivo conscientizar as pessoas portadoras de deficiências, seus familiares e a comunidade em geral sobre os direitos das pessoas com deficiência.

José Amari Lopes de Sousa, 57 anos, é cadeirante, trabalhou 18 anos na prefeitura municipal, exerceu o cargo de vereador por 2 mandatos e estava presente no evento como representante das pessoas com deficiência. “Eu quero que eles valorizem as pessoas com deficiência, que eles respeitem quando verem alguém com deficiência, porque a deficiência não é só a gente na cadeira de rodas”, disse José Amari.

Além disso, ele chamou a atenção para o uso de termos que podem ofender o outro. “Por exemplo, eu sou cadeirante, e esse nome já facilita e ameniza para não dizerem ‘ah, esse ali é um aleijado’”, explica José.

O evento foi escolhido para ser realizado no Dia Nacional de Luta da pessoa com deficiência, comemorado dia 21 de setembro. A Secretária de Assistência Social, Raimunda Nonata de Morais, destacou a importância da realização do evento.

 “As pessoas com deficiências são iguais a nós. Não podemos olhar com um olhar de desprezo, precisamos ter empatia, se colocar no lugar delas para facilitar a inclusão social”, concluiu a Secretária.

 Prefeitura de São Miguel realiza I Encontro de Luta pela Pessoa com Deficiência

Os direitos básicos das pessoas com deficiência foram explanados para o público presente, que acompanhou palestras informativas sobre o tema. As secretarias de Assistência Social, de Cultura, Educação e Saúde destacaram alguns direitos, como o direito a saúde, educação, trabalho, transporte público, isenção de impostos, atendimento preferencial em repartições públicas, entre outros.