ELEIÇÕES 2020: Ananás em crise e número de pré-candidatos de olho na prefeitura chega a 12
Por Michelle Brasil

A Emenda Constitucional 99 de 14 de dezembro de 2017 determina que até o dia 31 de dezembro de 2024, os estados e municípios devem quitar seu precatório.
Precatórios são títulos de dívidas que o governo emite para pagar quem ganha na Justiça processos contra o poder público, entre esses processos estão: indenizações de servidores públicos e de desapropriações, por exemplo. O dinheiro é repassado aos tribunais de Justiça, que liberam os valores aos credores.
A cidade de Ananás, norte do Estado, enfrenta uma grave crise econômica. Em 2019 o município pagou 1% da Receita Corrente Líquida (RCL) em média 17.413,35 e a partir de fevereiro de 2020 deverá pagar 10.6%, sendo 198.411,54 por mês, que deve ser depositado na Conta Especial destinada a captar recursos de precatórios do Estado. Vale destacar que o valor total da dívida do munícipio em precatórios, atinge hoje a quantia atualizada de R$11.904.692,94.
Para cumprir a legislação, o munícipio está buscando adotar medidas administrativas para ter condições financeiras de quitar esse valor tão alto.
Manter os pagamentos dos precatórios em dia, sem afetar os serviços ofertados à população, deve ser um dos grandes desafios do próximo prefeito Ananás. Essa é a avaliação da maioria dos moradores e líderes políticos do munícipio.
Mesmo diante desse cenário político administrativo difícil, a disputa pela prefeitura de Ananás deverá ser uma das mais concorrida da história do município. A grande questão é: será que o eleitor saberá escolher o melhor candidato para administrar a cidade? Será que esse candidato está preparado para enfrentar e superar por meio de estratégias inteligentes os problemas do munícipio? Como o candidato vai pagar das precatórias sem afeta a vida dos funcionários municipais e os serviços prestados a comunidade?
Faltando apenas alguns meses para o inicio oficial da caminhada rumo ao executivo municipal, dezenas de políticos disponibilizam seus nomes com antecedência para medir a aceitação popular.
Disputarão as eleições 2020, figuras com e sem mandato, novatos e veteranos. Especula-se que atualmente têm-se 12 prováveis pré-candidatos que pretendem concorrer ao cargo mais importante do município.
Conheça um pouco do perfil dos nomes mais cogitados pela população ananaense para concorrer ao paço municipal.
VAL SOUSA
Radialista, repórter, locutor de cavalgada, redator do e acadêmico do 8º período de Pedagogia, Val Sousa é um nome novo no cenário político de Ananás. O jovem lançou o seu nome a pré-candidato a prefeito por meio das redes sociais, e, desde então, vem se articulando em busca de apoio político em prol de sua pré-candidatura e disse que não vai desistir da disputa ao paço municipal, pois ele não tem medo de políticos tradicionais e defende a ideia de que a política de Ananás precisa urgentemente de mudanças.
Carismático, Val é um dos pré-candidatos a prefeito de Ananás no pleito de 2020 que mais utiliza as redes sociais para expressar opiniões e debater ideias políticas.
RODRIGO BALBINO
O servidor público da Ruraltins, Rodrigo Balbino, segue trabalhando o projeto de disputar a prefeitura municipal e que está organizando sua situação partidária para depois formalizar alianças políticas.
Formado em Pedagogia, Rodrigo negou recentemente por meio de nota publicada no Portal Correio do Bico as especulações de que teria desistido da sua pré-candidatura ao executivo.
O jovem que também é um nome novo na política de Ananás, afirmou que sua pré-candidatura já conta com vários simpatizantes, apoiadores e seguidores, que assim como ele, defende a ideia de trabalhar com transparência, eficiência e seriedade, valorizando o povo e os servidores públicos.
OSANIEL CASTRO
Com forte apoio da juventude, o empresário Osaniel Castro, conhecido como Osaniel da Serralheria afirmou em abril de 2019, por meio de entrevista aos portais de notícias, que era pré-candidato a prefeito de Ananás nas eleições de 2020, por sentir a necessidade de lutar por mudanças no quadro político do munícipio com o intuito de beneficiar o povo. Osaniel também é um nome novo na política da cidade.
Considerado um homem de fé, que preza pelos valores familiares, Osaniel é atuante no trabalho missionário desenvolvido pela Igreja Católica no município.
ROGÉRIO TARGINO
O líder político Rogério Targino, faz parte do Grupo Independente, que vem se destacando ao lado do Deputado Fabion Gomes (PR) na busca incansável por melhorias para a cidade de Ananás. O grupo Independente é composto por: Nilson Brasil, Rery Tavares, EdyCarlos, Maria Lopez e outros companheiros.
Os Independentes ainda não tem um pré-candidato definido, os membros estão discutidos, articulando e vendo as possibilidades de lançar oficialmente um nome para disputar o paço municipal. No grupo, entretanto, apenas Rogério Targino demostrou interesse em disputar a prefeitura, disponibilizando seu nome para apreciação da população e dos membros do Independente.
VALDEMAR NEPOMOCENO
O ex-prefeito, Valdemar Nepomuceno, que disputou as eleições 2016 contra o atual gestor, Válber Saraiva, também está articulando sua pré-candidatura a prefeito de Ananás.
Filiado no PDT, partido comandado pela Senadora da República Kátia Abreu, Valdemar mantem uma boa relação com os moradores, empresários e líderes políticos da cidade, buscando firmar apoios para sua campanha.
Com experiência na área pública, Valdemar já foi delegado, prefeito de Riachinho por dois mandatos, prefeito de Ananás por um mandato e hoje é Presidente do Sindicato Rural de Ananás.
TIA NELZA
A ex-vereadora e ex-vice prefeita de Ananás, Nelza Queiroz Feitosa, popularmente conhecida como, Tia Nelza, confirmou ao Portal Correio do Bico em abril de 2019, sua pré-candidatura a prefeita de Ananás nas eleições de 2020.
Na entrevista, Tia Nelza disse que irá abolir o regime da velha política no município onde todos os cidadãos ananenses poderão fazer parte das decisões da administração pública e revelou que tem o seu nome limpo, sem nenhum processo eleitoral, sem nenhuma diligência na justiça e que está preparada sim, para representar as mulheres de Ananás e que pretende administrar esse município com o coração, buscando resolver os problemas que aqui surgirem.
ACLEYLTON COSTA
Ex-vereador, sócio fundador do Instituto IETO e da Associação Atlética Ananaense Invictus, professor concursado da SEDUC-TO e atualmente ocupa a função de Diretor do CEM-CAAP, Acleyton Costa é jovem promissor que defende e compartilha a ideia de morar numa cidade melhor, que ofereça oportunidades e qualidade de vida aos munícipes.
Caso seja eleito, Acleyton, deseja administrar a cidade ao lado do povo, com respeito, humildade e confiança.
ANÁLIA BORGES
A ex-vereadora, ex-professora do munícipio e proprietária de cartórios, Anália Borges também é pré-candidata a prefeita de Ananás. Em seu mandato como vereadora, ela denunciou vários casos da saúde e educação do munícipio.
Anália é uma mulher forte e autentica que busca dar voz e vez ao povo na prefeitura. Ela almeja mudança de verdade no cenário político da cidade e por isso colocou o seu nome a disposição da população.
No momento ela está articulando apoio com empresários, famílias, líderes políticos para fortalecer a formação da base de sua campanha rumo ao paço municipal.
MACIONE DO QUILIM
Empresário, Macione Costa de Oliveira, conhecido como Macione do Quilim, também é um nome novo no cenário político de Ananás. Ele disputará pela primeira vez a prefeitura do munícipio, mas se diz preparado para assumir a gestão.
Cheio de ideias políticas inovadoras, o pré-candidato assegura que vai lutar pelos interesses do povo e busca trabalhar com humildade, transparência, entusiasmo e absoluto respeito por todos os ananaenses.
VALBER SARAIVA
Empresário bem sucedido do ramo de material de construção e atual gestor do munícipio, Válber Saraiva conhece a realidade e as dificuldades administrativas de Ananás e vem buscando meios de solucionar os problemas da gestão, sem deixar de atender as necessidades da população.
Filho de tradicional família política do munícipio, Valbér ainda não declarou oficialmente ao povo ananaense se tem ou não a intenção de concorrer à prefeitura.
Vale destacar que o prefeito é a autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município, que possui um nome forte para disputar as eleiçoes de 2020. Sua candidatura é cogitada por vários moradores e líderes políticos que acreditam na possibilidade de sua reeleição.
Válber disputou a prefeitura em 2016 pelo PSDC e ganhou com 3.200 votos (56,01% dos votos válidos).
SILVESTRE NERY
Empresário, ex-vice prefeito e ex-prefeito de Ananás, Silvestre Nery é lembrado pela maioria dos servidores e fornecedores como um bom pagador. Considerado por muitos ananaenses como um homem simples, mais de personalidade forte.
O ex-gestor também está trabalhando na intenção de lançar sua pré-candidatura com o apoio dos cidadãos. Ele acredita que com a experiência que adquiriu na administração pública municipal, pode ainda, colaborar positivamente com o desenvolvimento do munícipio.
RAFAELZINHO DAS QUATRO BOCAS
O vereador Rafael Garcia, conhecido como Rafaelzinho das quatro bocas, já foi presidente da câmara legislativa e é considerado um dos principais líderes do PSB em Ananás.
Rafael confirmou que o partido lançará uma candidatura própria para disputar a vaga de prefeito de Ananás, porém, o partido juntamente com seu grupo político, está analisando ainda o perfil e o trabalho prestado junto à comunidade para apresentar um nome forte aos eleitores ananaenses. Ele não descartou a possibilidade de ser o pré-candidato, como também informou que poderá ser outro companheiro.
O número de pretensos já passou de 20 nomes e agora caiu para 12. A previsão é de que a quantidade de pré-candidatos diminua ainda mais. As eleições ocorrerão em 4 de outubro.
Vale mencionar que eleger um prefeito para atuar no munícipio por quatro anos é uma escolha de extrema importância, e ao mesmo tempo, de responsabilidade por parte de cada eleitor, pois o futuro da cidade estará nas mãos de quem vence a disputa.