EDUCAÇÃO: Primeiro dia do Enem digital no Tocantins tem abstenção de 58,1%
Engenheiro Eder Soares não conseguiu fazer as provas do primeiro dia do Enem digital no Tocantins — Foto: Mayky Araújo/TV Anhanguera

Neste domingo, (1º) a taxa de abstenção durante no primeiro dia de provas do Enem digital, foi de 58,1% no Tocantins. Esse percentual corresponde a 968 estudantes inscritos. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 562 candidatos faltaram e somente 406 foram aos locais de provas.
Esta foi a primeira experiência de um Enem digital e o índice de abstenção nacional foi de 68%. O ministro da educação, Milton Ribeiro, esteve em Palmas para acompanhar o primeiro dia de aplicação.
No Tocantins as provas neste formato só foram aplicadas na capital. Foram 11 locais de provas e 42 laboratórios com computadores estavam disponíveis para os candidatos.
Durante todo o dia, vários problemas foram registrados no Brasil. Em Palmas, estudantes enfrentaram falhas técnicas em pelo menos três locais de provas. Alguns não conseguiram fazer as provas, foram dispensados sem responder as questões, e orientados a registrar um boletim de ocorrência.
O engenheiro agrônomo Eder Soares, que iria fazer as provas no Instituto Federal de Educação (IFTO) voltou para casa sem fazer o exame. Ele conta que chegou a receber a folha de redação e preencher a lista de presença, mas na hora começar a prova o sistema não funcionou. "Não deu certo, infelizmente é uma decepção. Eles tiveram muito tempo para testar isso", lamentou.
Neste domingo (31) foram aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e redação. No próximo dia 7 de fevereiro serão as avaliações de matemática e ciências da natureza.
O Inep afirma que o modelo digital é piloto e deve ser implantado gradativamente. A meta é que o Enem seja 100% digital em todo o Brasil no prazo de 5 anos.
A versão impressa do Enem 2020 foi realizada em 17 e 24 de janeiro e no Tocantins os índices de abstenção foram de 54,4% no primeiro dia e 58,7% no segundo, ficando acima da média nacional nas duas etapas.(G1)