Aguarde, carregando...

Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual entregam colchões para famílias atingidas pelas cheias do Rio Araguaia em Araguanã

Os atendimentos foram realizados nesta segunda-feira, beneficiando as famílias que sofrem com a situação das enchentes

Por Luís Poeta

20/03/2023 20:44h

Uma equipe de bombeiros militares ligada ao 2º Batalhão, em Araguaína, fez entrega de colchões para famílias que estão sendo impactadas pela elevação do nível das águas do Rio Araguaia e Rio Lontra, em Araguanã.

A ação ocorreu nesta segunda-feira, 20, e os bombeiros militares constataram que há diversas crianças na localidade impactada.

Araguanã fica às margens do Rio Araguaia, que recebe também todo o volume de água do Rio Lontra. E com as constantes chuvas do período na região, o nível dos rios está se elevando, atingindo as residências construídas nas proximidades.

O município fica a cerca de 100 quilômetros de Araguaína. 

O secretário do meio ambiente de Araguanã, Patrick Rangel, informou que seis famílias tinham ficado desabrigadas e duas desalojadas. Outras dez estão praticamente ilhadas, mas se recusaram a sair de suas casas na esperança da água baixar.
 
O monitoramento do ribeirão Lontra é feito em tempo real e durante a manhã o nível chegou a 627 centímetros na estação de monitoramento. Segundo o secretário, a situação de alerta começa quando a calha do rio é rompida - transborda - com 480 centímetros.

Isso significa que o rio subiu quase um metro e meio acima do nível limite.

As famílias desabrigadas tiveram seus móveis retirados, com apoio da Defesa Civil, em caminhões e reboques de carros. Essas pessoas foram levadas para o centro do idoso e salão da igreja católica de Araguanã.