Aguarde, carregando...

Edmundo Rodrigues foi nomeado como novo Superintendente do INCRA no Tocantins

O superintendente que é ativista pelos direitos sociais do homem do campo, ligado aos movimentos sociais é uma aposta do Governo Federal para alcançar avanços na questão agrária do Tocantins.

Por Luís Poeta

15/05/2023 10:56h

Conforme anunciado pelo Correio do Bico, quem assumirá Superintendência do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Tocantins nos próximos anos é o ativista Social Edmundo Rodrigues Costa.

A portaria de nº 283, de 10 de maio de 2023, que nomeia Edmundo como o novo Superintendente do Órgão no Tocantins foi assinada pelo ministro Presidente do INCRA, César Fernando Aldrighi. A publicação saiu nesta segunda-feira (15/5) no Diário Oficial da União (DOU).

Edmundo Rodrigues Costa é um histórico defensor da Agricultura Familiar no Tocantins, foi por muitos anos membro da Comissão Pastoral da Terra, atuante na defesa dos direitos sociais.

Perfil

Edmundo Rodrigues Costa, 45 anos, é graduado em História pela Unitins e pós graduado em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Tocantins.

Trabalha como agente de pastoral

desde 1999 na Comissão Pastoral da Terra, sendo que no período de 2009 a 2015 foi membro da coordenação nacional desta.

Foi eleito presidente do Diretório municipal do Partido dos trabalhadores em Araguaina, maior e importante cidade do Tocantins para o pleito 2019/2023.

Atualmente é secretário da Comissäo Episcopal para a Ação Social Transformadora da CNBB norte 3.

Durante o Curso de História da Unitins foi presidente do Diretório Acadêmico e uma das lideranças a frente do Movimento SOS Unitins pela Universidade Pública, luta essa que depois surgiu a UFT.

 

 

Durante o tempo que esteve na coordenação nacional da CPT representou a mesma no Programa Nacional de Proteção a Defensores e Defensoras de Direitos Humanos da secretaria nacional de Direitos Humanos ligado a presidência da República no governo Dilma.

Participou de vários seminários internacionais sobre Direitos Humanos e Reforma Agrária na Bélgica, Argentina, Colômbia entre outros países.