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Custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas participaram de curso realizado pela UFT

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

30/09/2021 09:55h

Custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas participaram de curso sobre Informação, Motivação e Valorização, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O curso integra o projeto da UFT intitulado “Autonomia e Qualificação das Mulheres do Tocantins: um caminho possível”, em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com o objetivo de trabalhar a inclusão e a autoestima de mulheres em privação de liberdade enquanto cidadãs com seus direitos preservados.

Uma das participantes, a custodiada V.F.S. relatou sobre os aprendizados durante os cinco dias. “O curso foi muito proveitoso porque aprendi que é importante nos amar e nos valorizar e não nos calar diante do que nos afeta. Na capacitação fomos motivadas a buscar aquilo que desejamos”, reforçou.

Para o chefe da Unidade Penal, Cleber dos Santos Solano, ações como estas agregam e melhoram a qualidade de vida das mulheres em privação de liberdade. “O curso foi importantíssimo, uma vez que a intenção é fomentar a autoestima destas mulheres e a valorização da vida, principalmente no contexto de privação de liberdade, além de reforçar o potencial de transformar suas vidas fora da Unidade, após cumprirem a pena”, salientou.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, professora Maria Santana Milhomem, o curso propiciou aprendizado e troca de experiências entre as participantes e os professores. "Foram abordados temas sobre autocuidado, motivação e autoestima. Falamos sobre a importância de olharmos para nossas trajetórias de vida e apreciarmos quem nós somos. Apontamos para o valor do cuidado de si, pensado como estratégia para cuidarmos de outras pessoas. Na mesma perspectiva, falamos sobre motivação enquanto uma força interior associada com diferentes necessidades humanas", destacou.

Abordagens no curso

Durante o curso, as participantes puderam expressar seus sentimentos por meio de atividades com música, poemas e rodas de conversa e, no encerramento, todas receberam um caderno com o título “Livro da Vida” para registrar experiências, sentimentos, expectativas pessoais e sobre as percepções relacionadas ao curso.