Aguarde, carregando...

Colinas do Tocantins é a primeira cidade do estado a aderir ao SUSAF

Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte garante credibilidade aos produtos da Agricultura familiar

Por Luís Poeta

13/05/2022 18:33h

Durante abertura da 22 ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), na quarta-feira, 11, aconteceu o lançamento do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), o prefeito Dr. Ksarin, acompanhado do secretário de Produção, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Junior Martins e do vereador Ricardo, recebeu a certificação das mãos do governador Wanderlei Barbosa, e a repassou para os proprietários da agroindústria colinense Laticínio Ecológico, dos proprietários João Roberto Portilho e Markiane Rosa.

Com a adesão ao SUSAF os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão comercializar em todo o território tocantinense. Isso significa que a partir do recebimento do certificado de inclusão, a agroindústria do município poderá realizar a comercialização intermunicipal de produtos de origem animal com o selo do SIM, e vegetal com o Alvará e/ou autorização sanitária da Vigilância. O sistema foi implantado por meio de uma comissão composta por representantes da Seagro, Ruraltins e Adapec.

Durante a entrega do certificado, o prefeito Dr. Ksarin destacou a importância da certificação para o crescimento agroindustrial do município. “Gostaria de agradecer o empenho e a articulação do secretário Junior Martins por dar todo o apoio necessário as empresas que procuram a secretaria de Produção, gostaria de agradecer também ao senhor João Portilho por acreditar e fazer seus investimentos em Colinas, gerando emprego e renda para nossa gente”, finalizou.

O secretário de Produção, Junior Martins falou do trabalho que sua secretaria tem desenvolvido no município. “Nosso trabalho na área de inspeção visa oferecer condições aos empresários e produtores rurais para que possam produzir e comercializar seus produtos dentro das normas sanitárias de saúde, alcançando novos mercados e melhorias em toda a cadeia produtiva”, enfatizou o secretário.

A cerimônia de entrega contou também com as presenças da veterinária do município, Jamyne Amorim, da engenheira de alimentos da Seagro, Kenia Lelis e dos vereadores Antônio Pedrosa (Azia) e Canhoto da Patrol.