Aguarde, carregando...

Câmara de Vereadores aprova Projeto de Lei nº 13/2024 que institui o Caminho da Via Sacra em Ananás

Por Michelle Brasil

16/08/2024 18:42h

O  Projeto de Lei nº 13/2024 de autoria do vereador Carlito Bacuri (PTB) foi aprovado por unanimidade na manhã desta sexta-feira (16) pelos legisladores na Câmara Municipal de Ananás, Região Norte do Estado.

O importante projeto foi sancionado pelo prefeito Valdemar Nepomoceno e teve o principal objetivo de estabelecer o Caminho da Via Sacra da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, localizado na Vila Raimunda Rosa.

O termo “Via Sacra” significa “Caminho Sagrado”, dessa forma, o Caminho da Via Sacra pretende proporcionar reflexões relevantes sobre o caminho de Jesus Cristo ao calvário. O percurso será o mesmo da procissão da Igreja São Pedro (Matriz) a Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Para o  Padre José Iran, pároco da cidade, a Romaria realizada em Ananás é uma atividade religiosa de peregrinação espiritual, sendo considerada uma manifestação tradicional, cultural e religiosa, que acontece anualmente na época da Quaresma que recria o caminho que Jesus percorreu carregando a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o Calvário, onde foi crucificado. Essa jornada é marcada por estações que representam eventos significativos desse percurso, convidando os fiéis a refletir sobre o sofrimento e a redenção através da paixão de Cristo. 

É importante destacar que a Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado pela igreja católica, onde na oportunidade os fiéis católicos são convidados durante 40 dias a intensificar a prática do jejum, oração e a caridade.

A Igreja Católica São Pedro Apóstolo (Matriz)  é responsável por promover as procissões e está situada na Praça da Matriz, onde se concentram mais de mil pessoas por dia no período da Semana Santa, tendo um número crescente de cristãos a cada ano.

A Romaria é um importante evento religioso que é sempre promovido em Ananás, buscando unir todos os católicos do Município, oportunizando aos mesmos o fortalecimento da fé e o crescimento espiritual” disse o vereador Carlito.

O Padre José Iran ressalta que o projeto contempla o Caminho da Via Sacra aspirando transformar a Romaria de Ananás em um patrimônio cultural imaterial do Estado do Tocantins.

De acordo com o Projeto de Lei nº 13/2024 o Caminho da Via Sacra da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, onde está situada a Igreja Nossa Senhora Aparecida, será construído e fixado os painéis, as esculturas e as obras de arte alusivas ao evento, que serão selecionadas por meio de uma comissão julgadora formada por representantes: da comunidade católica; os responsáveis pela realização da procissão de Ananás; do Poder Público Municipal.

O Projeto de Lei informa ainda que a confecção e a fixação dos painéis, das esculturas e das obras, não poderão gerar custos ao Município, mas poderão receber emendas parlamentares de acordo com a previsão orçamentária, bem como recursos próprios da Paroquia e ainda privados.

Sobre a Via Sacra da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes em Ananás

A Via Sacra é mais do que uma simples prática religiosa; é uma jornada espiritual que permite aos fiéis mergulharem nas profundezas do amor e da misericórdia de Deus manifestados na paixão e morte de Jesus Cristo. Ao meditar sobre as estações da Via Sacra, os batizados são convidados a renovar sua fé, fortalecer sua devoção e comprometer-se a viver de acordo com os ensinamentos de Cristo em suas vidas diárias.

No Município de Ananás a  Via Sacra surgiu no ano de 1967, com a chegada do Padre Antônio Dalmasso e a construção da Igreja Matriz, como previsto na história da cidade de Ananás, conforme DECRETO LEGISLATIVO Nº 05/2016, como tradição das “Missões”, as festividades praticadas pelos religiosos e moradores da cidade.

Todos os anos as pessoas acompanham as procissões, com organização do Grupo Pedra Viva, na condução de uma cruz de madeira de 3 metros de altura e aproximadamente 20 quilos, até a porta da Igreja Matriz, onde fica fixada temporariamente durante o evento.

O trajeto de aproximadamente 1,2 Km pela Avenida Betel é palco de um dos principais eventos da fé e da cultura popular católica em Ananás, na qual deverá ser transferido para o local da construção dos monumentos previsto em Lei.

Com a instituição do Caminho Via Sacra na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, será mais que uma procissão, na qual representará uma historia de conquista que se iniciou ainda nas três últimas décadas do século XIX, quando a localidade passou a receber imigrantes de diversos munícipios do interior do Maranhão em busca de terras para o cultivo na região.

 

 Câmara de Vereadores aprova Projeto de Lei nº 13/2024  que institui o Caminho da Via Sacra em Ananás